Flávio Ricardo do Espírito Santo, de 28 anos, foi atacado por uma onça no sábado (4), em Corumbá (MS), quando voltava do manejo do gado. Segundo a esposa, ele foi surpreendido ao passar por uma carcaça. A onça o derrubou do cavalo e atacou com mordidas e arranhões.
Flávio conseguiu pedir socorro por rádio a um colega.
O resgate foi difícil e só concluído à noite, com apoio de helicóptero do Exército. A vítima teve ferimentos graves na cabeça, perna, braços e mãos, e está internada na UTI da Santa Casa de Campo Grande. Apesar da gravidade, está consciente e estável.
Flávio passou por cirurgia e continua sob cuidados médicos. Instituições ambientais como ICMBio e Ibama acompanham o caso. A PMA não foi acionada e diz não ter detalhes do ataque.
O Sindicato Rural de Corumbá declarou apoio à família da vítima.
“O Sindicato Rural de Corumbá manifesta solidariedade ao jovem Flavio, de 28 anos, atacado por uma onça-pintada no Pantanal do Paiaguás. A entidade também agradece ao Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e ao Exército Brasileiro pelo resgate eficiente. Desde o incidente, ocorrido em 4/10/2025, o Sindicato acompanha o caso e oferece apoio à família da vítima. A região atingida abriga cerca de 300 famílias e diversos trabalhadores rurais. O Sindicato destaca a necessidade de cooperação entre instituições, universidades, pesquisadores e ONGs para prevenção eficaz desse tipo de ocorrência. Reforça ainda seu compromisso em apoiar medidas de mitigação de ataques de animais selvagens, especialmente onças-pintadas, nas áreas rurais de Corumbá”.