Em um encontro inédito realizado no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o ministro Carlos Fávaro recebeu a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, para debater a união estratégica entre o agronegócio e o setor energético. Essa é a primeira vez, em 165 anos, que um presidente da Petrobras visita a Pasta. O objetivo foi aprofundar a integração em áreas como biocombustíveis, fertilizantes e logística.
A Petrobras apresentou três frentes de atuação com o agro: originação de matérias-primas, polos de venda e atendimento a grandes consumidores. A estatal está expandindo sua presença nas regiões do Centro-Oeste e MATOPIBA, onde a demanda por diesel mais que dobrou nos últimos anos. Projetos com a Embrapa e cooperativas estão sendo firmados para produção de HVO e SAF, combustíveis renováveis de nova geração.
Fávaro destacou que a parceria abre novas possibilidades para o Brasil liderar a transição energética. Chambriard reforçou: “O futuro do país depende da união entre agro e petróleo”.