sábado, 14/02/2026

Campo Grande realiza 1º encontro municipal intersetorial de alimentação e nutrição escolar

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início nesta terça-feira (1º) ao 1º Encontro Municipal Intersetorial de Alimentação e Nutrição Escolar, realizado no Complexo Multiuso Dercir Pedro de Oliveira, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O evento segue até amanhã (2), reunindo representantes de órgãos de controle, gestores públicos, nutricionistas, professores, acadêmicos e profissionais de diferentes áreas ligadas à educação, saúde e meio ambiente.

O objetivo do encontro é promover um espaço de diálogo e integração entre setores estratégicos, fortalecendo as políticas públicas de alimentação escolar e garantindo mais qualidade na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Campo Grande.

O Secretário Municipal de Educação, Lucas Bitencourt, destacou a importância da iniciativa.

“Este é um momento histórico para a Rede Municipal de Ensino, porque estamos reunindo diferentes setores para pensar juntos soluções e estratégias que assegurem uma alimentação de qualidade aos nossos estudantes. Investir em nutrição escolar é investir em aprendizado, saúde e futuro”, afirmou.

Já o Superintendente de Alimentação Escolar da Semed, Luiz Raghiant, reforçou o protagonismo das nutricionistas e a relevância da intersetorialidade.

“A alimentação escolar vai além da merenda servida. É uma política de Estado que envolve saúde, agricultura familiar, fiscalização e educação. Nosso trabalho é garantir que cada criança receba, todos os dias, refeições seguras, nutritivas e que respeitem a legislação e as necessidades pedagógicas”, ressaltou.

O encontro conta ainda com a presença de autoridades locais e nacionais. Entre os destaques está o Coordenador Nacional do Programa de Alimentação Escolar (PNAE), Valmo Xavier, que participa das discussões trazendo experiências e diretrizes do governo federal.

“Campo Grande demonstra compromisso e protagonismo ao realizar este encontro. A intersetorialidade é essencial para garantir que o PNAE continue sendo referência mundial em alimentação escolar, unindo qualidade nutricional, inclusão da agricultura familiar e respeito à diversidade cultural”, afirmou Xavier.

A programação do primeiro dia contou com palestras da Superintendência de Alimentação Escolar, do Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além de debates sobre o papel da saúde, da agricultura familiar e da sustentabilidade no fortalecimento da alimentação escolar.

O evento segue até amanhã (2), com mesas temáticas, rodas de conversa e apresentações de boas práticas desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Médico condenado por cobrar pacientes do SUS

Médico cobrava pacientes do SUS para custear instrumentadores e pode recorrer em liberdade A Justiça do Paraná condenou o ortopedista Lucas Saldanha Ortiz a dez...

Veículo furtado é recuperado na BR-262

Veículo tinha registro de furto no Espírito Santo e foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal. A PRF recuperou um veículo furtado na segunda-feira (9) em...

Caminhoneiro morre e carga de bois se espalha na BR-158

Um caminhoneiro morreu na madrugada desta sexta-feira (13) após tombar o caminhão que conduzia na BR-158, em Três Lagoas, a 311 km de Campo...

Evolução de MS em ciência, tecnologia e inovação são reconhecidos com prêmio nacional inédito

Mato Grosso do Sul é o grande vencedor do Prêmio Nacional Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação, uma das mais importantes premiações do país...