segunda-feira, 17/11/2025

Além do atendimento médico, onde mais o SUS atua? 

Quando pensamos no SUS, é comum que a primeira imagem que surja seja a de uma unidade de saúde, com consultas e atendimentos. Mas o Sistema Único de Saúde é muito mais do que isso: ele está espalhado por todos os cantos, presente em cada gesto de cuidado, em cada ação que garante bem-estar e qualidade de vida.

Nesta sexta-feira (19), o maior sistema público de saúde do mundo completa 35 anos. Uma história construída dia após dia, não apenas nos consultórios e hospitais, mas também naquilo que muitas vezes passa despercebido: a segurança da água que bebemos, o alimento que chega à nossa mesa, a areia em que as crianças brincam.

“O SUS está presente em todas as áreas, desde o atendimento médico, que é o mais lembrado, até no combate às endemias, viroses, fiscalização de estabelecimentos, vacinação, verificação da qualidade da água e da areia, controle de zoonoses”, lembra a superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo.

E há ainda mais: transplantes de órgãos, doação de sangue, autorização para eventos e shows, o socorro rápido do SAMU, o carinho do Programa Saúde na Escola, a presença das equipes do Consultório na Rua, o acolhimento dos bancos de leite humano nas maternidades e até mesmo a atenção dentro dos presídios.

“O serviço é universal e está em todos os lugares, para todos, seja nos atendimentos especializados, nas medicações que chegam pelas unidades de saúde e pela Farmácia Popular, ou nos tratamentos mais complexos que necessitam de acompanhamento hospitalar”, reforça Ana Paula Resende, superintendente da Rede de Assistência à Saúde.

Em Campo Grande, uma cidade com cerca de 954 mil habitantes, já são mais de 1,5 milhão de cartões SUS ativos — prova de que a capital não cuida apenas de si, mas também é referência para outros 33 municípios de Mato Grosso do Sul.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Série de crimes movimenta segurança pública em Ponta Porã

Na noite de domingo (16), um homem não identificado foi ferido com várias facadas na região da Vila Ferroviária, em Ponta Porã. A Polícia...

Sonho da casa própria leva dezenas de famílias à EMHA no primeiro dia de inscrição

Logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (12), dezenas de pessoas foram até a loja de atendimento da Agência Municipal de Habitação e...

Funsat realiza evento do Novembro Azul com oportunidades em 182 empresas

A manhã desta quarta-feira (12) será marcada por conscientização e oportunidades de emprego. A Fundação Social do Trabalho (Funsat) realiza o Emprega CG –...

Vereador Dr. Jamal intensifica ações do Novembro Azul em Campo Grande

O mês de novembro é marcado pela campanha Novembro Azul, e o vereador Dr. Jamal Salem, que também é médico urologista, tem se dedicado...