quarta-feira, 5/11/2025

Setembro Verde: Zé Teixeira tem destaque na luta por mais inclusão

Neste Setembro Verde, mês destinado à luta pelas pessoas com deficiência, o deputado estadual Zé Teixeira reafirma o compromisso com uma sociedade mais justa, acessível e, principalmente, inclusiva. Ao longo de seus oito mandatos, o parlamentar foi autor de diversas leis que ajudaram a transformar a realidade de milhares de sul-mato-grossenses. Um exemplo de que a defesa da dignidade das pessoas com deficiência deve ser permanente.

Entre os marcos legislativos, destaca-se a Lei nº 2.312/2001, que concedeu passe livre às pessoas com deficiência no transporte coletivo intermunicipal. A iniciativa de Zé Teixeira demonstra seu respeito à dignidade das pessoas com necessidades especiais. Vale lembrar que o deputado Zé Teixeira também lutou pela regulamentação de norma anterior que concedia o passe livre aos idosos e reforçou o compromisso com a mobilidade garantindo a reserva de dois assentos por ônibus para idosos com direito ao passe livre, por meio da Lei nº 2.970/2005.

Também naquele ano, Zé Teixeira apresentou o Projeto de Lei nº 243/2005, que deu origem à Lei nº 3.359/2007, criando o Programa Estadual de Aluguel Social. A iniciativa, implantada pela Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul (AGEHAB), beneficia idosos com 65 anos ou mais, pessoas com deficiência e inválidos, assegurando moradia digna com aluguel simbólico de 5% do salário mínimo.

Na área da saúde, foi autor da Lei nº 4.062/2011, que garante a realização gratuita de ecocardiograma em recém-nascidos com Síndrome de Down, medida essencial para diagnóstico precoce de cardiopatias congênitas. Zé Teixeira também propôs a Lei nº 4.095/2011, que permite a transformação de bicicletas apreendidas em cadeiras de rodas, destinadas a entidades assistenciais. A inclusão também chegou aos espaços públicos com a Lei nº 4.412/2013, que determina a instalação de brinquedos adaptados em praças, parques, escolas e creches, promovendo o direito ao lazer para todas as crianças.

Mais recentemente, Zé Teixeira foi responsável pela criação do “Programa Cidade Amiga do Autista”, por meio da Lei nº 5.948/2022, que estabelece diretrizes para proteção e garantia de direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. Na mesma linha, a Lei nº 5.969/2022 instituiu o uso do colar de girassol como instrumento de identificação de pessoas com deficiências ocultas.

Em 2025, o deputado apresentou o Projeto de Lei que reconhece pessoas diagnosticadas com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) como pessoas com deficiência, ampliando o acesso a direitos e políticas públicas. A proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Choque recupera piscina escondida sob lona no Jardim Morenão

Na manhã desta quinta-feira (30), a equipe do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul recuperou uma piscina furtada de...

TJMS recebe Sandra Artioli como nova desembargadora

Com ampla experiência de 33 anos no Judiciário estadual, Sandra Regina da Silva Ribeiro Artioli tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça de...

Drones suspeitos provocam caos nos aeroportos belgas

Na terça-feira (4), suspeitas de drones sobrevoando áreas próximas a aeroportos provocaram graves interrupções no tráfego aéreo na Bélgica, culminando no fechamento temporário do...

Sete suspeitos do CV morrem em confronto com a PM

A Polícia Militar do Ceará realizou uma operação que resultou na morte de sete suspeitos de integrar o Comando Vermelho (CV) na madrugada desta...