quarta-feira, 5/11/2025

NOVA ALVORADA DO SUL: Rei das polêmicas, vereador está na mira da polícia federal por crime de ocultação de bens

O polêmico vereador Rones Cezar Leal (PSDB), de Nova Alvorada do Sul, está no centro de um escândalo. Ele foi denunciado à Polícia Federal por suposta ocultação de patrimônio em sua declaração de candidatura nas eleições de 2024.

Segundo a denúncia, Rones teria omitido bens em documento oficial enviado ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), prática que pode configurar falsidade ideológica eleitoral, crime previsto no artigo 350 do Código Eleitoral, com pena de até cinco anos de prisão e multa.

Entenda o que diz a denúncia

Na época do registro de candidatura, o vereador declarou não possuir nenhum bem. No entanto, documentos comprovam que ele era proprietário de um lote urbano de 360 m² em Glória de Dourados e de três veículos: Uma caminhonete Chevrolet A10 (Glória de Dourados), um Volkswagen Parati (Glória de Dourados) e uma motocicleta Honda CG 125 Titan (Fátima do Sul).

A denúncia foi registrada na Delegacia da Polícia Federal em Dourados e sustenta que a omissão foi dolosa, ou seja, intencional.

Caso a investigação confirme as acusações, Rones poderá responder judicialmente por falsidade ideológica eleitoral, crime que além de condenação criminal pode resultar em cassação do mandato e inelegibilidade.

A ocultação de bens levanta sérias dúvidas sobre a transparência e a idoneidade do parlamentar. O caso é conhecido dentro da câmara municipal, inclusive com uma denúncia protocolada meses atrás e aumentou a crise entre o vereador e os demais parlamentares.

Resta agora à Polícia Federal avançar na apuração e ao vereador explicar à sociedade por que escondeu patrimônio em um dos momentos mais importantes de sua vida pública: a eleição.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Caçadores são pegos com animal abatido em terra indígena no Pará

Durante uma ação de fiscalização no interior da Terra Indígena Arara, no Pará, agentes do IBAMA flagraram dois caçadores em atividade ilegal. Eles portavam...

Deputado Junior Mochi lidera mobilização contra decreto federal

Por proposição do deputado estadual Junior Mochi (MDB), foi realizada nesta segunda-feira (3), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, uma reunião para...

Polícia prende autor de assassinato em Maracaju

Após tomarem conhecimento do homicídio ocorrido na última sexta-feira (31/10/2025), no bairro Vila do Ovídeo, em Maracaju, policiais civis iniciaram diligências para identificar o...

Mais velho campeão olímpico, francês Charles Coste morre aos 101 anos

O esporte olímpico está de luto com a morte do ex-ciclista francês Charles Coste, aos 101 anos. Conhecido por ser o mais velho campeão...