quinta-feira, 25/12/2025

SESAU e MPMS lançam campanha de combate à violência infantil em Campo Grande

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), lançou nesta quarta-feira (3), em Campo Grande, a Campanha de Combate à Violência Infantil, reforçando o compromisso permanente com a proteção, o acolhimento e os direitos das crianças.

A iniciativa vai além de uma ação pontual: busca construir uma rede de prevenção e enfrentamento à violência infantil, envolvendo órgãos públicos, entidades e a sociedade civil. Todas as unidades de saúde da cidade serão parceiras da campanha, recebendo cartazes e informativos para conscientizar a população e apoiar os profissionais da rede.

Durante o evento, o promotor de Justiça Oscar de Almeida Bessa Filho, da 46ª Promotoria de Justiça, destacou a importância da detecção precoce de sinais de violência no contexto da saúde. “O enfrentamento da violência contra a criança é, sem dúvida, um dos maiores desafios da nossa sociedade. É urgente fortalecer políticas públicas e serviços que amparem famílias em situação de vulnerabilidade e garantir que os direitos das crianças sejam protegidos em todas as frentes: saúde, assistência social e educação”.

O médico pediatra e diretor clínico do Pronto Atendimento Infantil (PAI), Marcos Vinícius, presente na abertura da campanha, reforçou a relevância do tema. “Estamos aqui para discutir violência infantil e pensar em formas de abordar o tema de maneira clara, contribuindo com a sociedade e fortalecendo a rede de proteção às crianças”.

A campanha também teve como foco sensibilizar os profissionais de saúde, para que estejam atentos a sinais de violência infantil e saibam identificar e denunciar casos quando se depararem com eles nas unidades de saúde.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, que participou do lançamento a convite do MPMS, ressaltou a importância da parceria. “É fundamental chamar a atenção de todos que lidam com crianças — familiares, amigos, escolas e profissionais de saúde —, porque infelizmente a violência infantil tem crescido. Precisamos estar atentos, pois as crianças são o nosso futuro”.

A iniciativa reforça que a proteção começa com a denúncia. Em casos de suspeita ou confirmação de violência, a população pode acionar as autoridades competentes e o Disque 100.

Com a campanha, MPMS e SESAU reforçam que, por meio da união de esforços, é possível transformar cuidado em ação e construir um futuro mais seguro para as crianças de Campo Grande e de todo o estado.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Deputado Rinaldo Modesto apresenta balanço do mandato com foco em educação, proteção social e desenvolvimento regional

O deputado estadual Professor Rinaldo Modesto (Podemos), divulgou balanço das principais ações do seu mandato na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS),...

Endrick bate nova meta financeira pelo Real Madrid

Mesmo com o empréstimo encaminhado para o Lyon a partir de janeiro, Endrick segue rendendo frutos financeiros ao Palmeiras. O atacante esteve em campo...

Câmara declara perda de mandato de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados declarou nesta quinta-feira (18) a perda dos mandatos de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Delegado Ramagem (PL-RJ). A...

Governo do Estado investe quase R$ 2,8 milhões em infraestrutura de Inocência

O Governo de Mato Grosso do Sul anunciou investimentos de quase R$ 2,8 milhões em Inocência, reforçando a estratégia de desenvolvimento regional. As ações...