Foi instalada nesta quinta-feira (7) a Comissão Temporária Externa do Senado para negociação econômica com os Estados Unidos. A comissão, que tem como presidente o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e como relatora a senadora Tereza Cristina (PP-MS), busca evitar um tarifaço sobre produtos brasileiros.
A primeira ação do grupo foi uma missão oficial a Washington entre os dias 28 e 30 de julho. Durante as reuniões, parlamentares americanos alertaram que países com relações comerciais com a Rússia — especialmente no setor de petróleo — podem sofrer tarifas de até 500%.
Nelsinho destacou que a política externa brasileira está no centro do debate e comunicou ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sobre o posicionamento norte-americano.
Um decreto do presidente Donald Trump, assinado em 30 de julho, já determinou tarifas de 50% para vários produtos brasileiros, com início das cobranças em 6 de agosto. Celulose e ferro-gusa, no entanto, ficaram de fora da taxação adicional.
O Senado brasileiro deve acompanhar de perto as tratativas, que podem impactar fortemente as exportações de Mato Grosso do Sul — especialmente no setor de carnes.