sexta-feira, 1/08/2025

Jardim inicia implantação de ovitrampas para monitoramento de mosquitos transmissores de doenças

Conforme recomendação da Secretaria Estadual de Saúde, o município de Jardim iniciou a implantação da vigilância entomológica com armadilhas de oviposição (ovitrampas). A estratégia visa direcionar e monitorar as ações de controle dos mosquitos Aedes aegypti e/ou Aedes albopictus, transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya.

O Distrito do Boqueirão foi a primeira área a receber as armadilhas, no período de 21 a 28 de julho de 2025. As palhetas coletadas já seguem para análise em laboratório. Nos próximos dias, a implantação será ampliada para todo o município.

As ovitrampas são dispositivos utilizados para a coleta de ovos dos mosquitos, sendo um método sensível, econômico e de fácil manuseio em campo. Essa técnica permite identificar precocemente a presença do vetor em áreas não infestadas, monitorar a densidade populacional em locais infestados e direcionar ações de combate ao mosquito.

A armadilha é composta por um recipiente plástico preto de boca larga, com capacidade máxima de 1 litro e contendo 300 ml de água limpa com atrativo (levedo de cerveja em baixa concentração). Em seu interior, uma palheta de madeira aglomerada (Eucatex®), de 15 cm por 2,5 cm, é posicionada para a postura dos ovos pelas fêmeas do mosquito.

O sucesso dessa estratégia depende de um planejamento estruturado, que leve em conta a infraestrutura e a capacidade de recursos humanos do município.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o uso das ovitrampas é mais uma ação integrada para o combate ao Aedes, e a colaboração da população, mantendo quintais limpos e livres de criadouros, é essencial para evitar a proliferação do mosquito.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Trump impõe tarifa de 50% sobre produtos do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) um decreto que oficializa tarifas de 50% sobre produtos importados do Brasil. A...

Vereadores vistoriam obras na Ernesto Geisel

Na manhã desta quinta-feira (31), vereadores de Campo Grande realizaram vistoria nas obras de contenção de enchentes na Avenida Ernesto Geisel. Acompanhados da prefeita...

Família viveu em condições degradantes e trabalho escravo em fazenda

Uma família foi resgatada de situação análoga à escravidão na terça-feira (29) em Januária, no norte de Minas Gerais, após denúncia de auditores fiscais...

Lula reforça apoio ao STF em jantar no Alvorada

Em um gesto político de apoio institucional, o presidente Lula recebeu na noite de quinta-feira (31) seis dos 11 ministros do STF para um...