terça-feira, 2/12/2025

CORUMBÁ: Prefeito sanciona lei autorizando doação de área para estado construir Hospital Regional

Sancionada pelo prefeito Dr. Gabriel, a Lei nº 2.988 autoriza a doação de área ao Governo do Estado para a construção do Hospital Regional de Corumbá. Aprovado por unanimidade pelos vereadores na sessão ordinária de 30 de junho, o projeto de lei tramitou em regime de urgência no Poder Legislativo corumbaense.

O terreno, com 33,4 mil metros quadrados, está localizado na rua Pedro de Medeiros e pertence ao município, com matrícula regularizada no Cartório de Registro de Imóveis da 1ª Circunscrição de Corumbá. O espaço também deverá receber as construções da nova maternidade e de uma policlínica.

Destinada exclusivamente à implantação do novo hospital, a iniciativa atende a uma demanda histórica da população da cidade e da região pantaneira por uma rede hospitalar mais estruturada e resolutiva.

Pela lei, publicada na edição de quarta-feira, 02 de julho, do DIOCORUMBÁ, o Estado terá como encargo utilizar o imóvel doado exclusivamente para a construção do Hospital Regional de Corumbá, sob pena de revogação da lei de doação. Ela também poderá ser revogada caso o Estado não inicie as obras de engenharia civil no imóvel doado no prazo de dois anos, contados a partir da data da doação.

“Trata-se de uma iniciativa que visa consolidar uma infraestrutura essencial à vida da região, promovendo atendimento de saúde regionalizado e de qualidade”, destacou o chefe do Executivo municipal.

O projeto de lei foi entregue aos vereadores no dia 27 de junho, durante reunião que contou com as participações do secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, da vice-prefeita, Bia Cavassa, e do deputado estadual Paulo Duarte.

Além da construção do Hospital Regional, Corumbá vai receber um conjunto de investimentos em saúde, com a implantação de uma maternidade, uma policlínica regional e um Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) voltado ao atendimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e outras condições de saúde mental.

O Hospital Regional tem prazo de conclusão até 2030, conforme termo firmado com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul. A gestão estadual estuda adotar o modelo de parceria público-privada (PPP) na execução da obra, como ocorre atualmente na modelagem do Hospital Regional de Campo Grande.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Do combate aos incêndios até o apoio à comunidade, bases avançadas dos Bombeiros fazem a diferença no meio do Pantanal

Implementadas como estratégia de resposta rápida aos incêndios florestais no Pantanal, as bases avançadas do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul vêm...

Agetran realiza cerimônia de premiação da educação para o trânsito 2025

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande (Agetran), por meio do setor de Educação para o Trânsito, realizará no dia 2...

Cassilândia realiza mutirão da boa visão para zerar fila de atendimentos oftalmológicos

A Prefeitura Municipal de Cassilândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início ao Mutirão da Boa Visão, uma grande ação de atendimento...

Comando Vermelho extorque moradores com gás caro

A Polícia Civil do Rio realizou nesta sexta-feira, 28, uma operação em um depósito de gás ligado ao Comando Vermelho no Complexo do Lins,...