quinta-feira, 12/02/2026

Costa Rica está presente na 7ª conferência estadual das cidades de MS na Capital

Nos dias 5 e 6 de junho de 2025, Costa Rica participa ativamente da 7ª Conferência Estadual das Cidades de Mato Grosso do Sul, realizada no Centro de Convenções Arq. Rubens Gil de Camillo, na Capital. O evento, que reúne representantes de diversas cidades do estado, conta com a presença do secretário de Desenvolvimento, Airton Ruiz Pereira, e dos delegados eleitos na Conferência Municipal, incluindo a vereadora Evair Gomes Nogueira, o empresário José Alcides Simplício e a contadora Gleice Marta Corrêa Barbosa.



A programação da conferência é rica e diversificada, começando com o credenciamento às 7h do primeiro dia. Após uma apresentação cultural, a abertura solene contará com discursos de autoridades locais e estaduais. Um dos destaques será a palestra do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck, que abordará a inclusão das mudanças climáticas no planejamento urbano, seguida por um debate sobre o tema.

Os participantes terão a oportunidade de participar de várias palestras que discutirão temas cruciais como política fundiária e desenvolvimento urbano sustentável. Os painéis temáticos abordarão a articulação entre setores urbanos, gestão estratégica e financiamento, além do programa Lar Legal. O primeiro dia será encerrado com orientações sobre a continuidade dos trabalhos e a aprovação do regulamento interno.

Costa Rica se destaca ao defender quatro propostas aprovadas na Conferência Municipal das Cidades. No EIXO 1, a primeira proposta visa à implementação de diretrizes para garantir a mobilidade urbana e a acessibilidade nos espaços públicos, estabelecendo a medida de 1,5 metros, como parâmetro para fiscalização e divulgação. A segunda proposta busca implementar uma Lei para fiscalização social, posturas e obras no âmbito municipal.

No EIXO 2, destaca-se a proposta de fortalecer a participação popular por meio da criação e implementação das Associações de Bairros e um aplicativo inteligente para facilitar o acesso à informação pública, em cumprimento à Lei de Acesso à Informação Pública.

Já no EIXO 3, uma proposta voltada para incentivos à arborização e reflorestamento da mata ciliar busca ressaltar a importância da preservação ambiental na urbanização.

A participação ativa de Costa Rica na conferência reflete o comprometimento da cidade em promover um desenvolvimento sustentável e inclusivo, mostrando que as vozes locais podem influenciar positivamente as políticas públicas em Mato Grosso do Sul. Com um espaço dedicado à colaboração entre governo e sociedade civil, o evento promete ser um marco na construção de cidades mais justas e sustentáveis para todos.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Confronto com policial de folga termina com morte no Jardim Carioca

Suspeito teria tentado agredir militar com chave de fenda Acir Dias de Oliveira, de 52 anos, morreu na noite desta quarta-feira (4) após se envolver...

Vale tem atividades paralisadas em complexo de Minas Gerais

Justiça determina suspensão após vazamento de água e rejeitos que atingiu rios e vegetação local. A Justiça de Minas Gerais determinou a paralisação imediata de...

Sesau confirma caso de raiva em morcego urbano

A Sesau confirmou o primeiro caso de morcego contaminado pelo vírus da raiva no perímetro urbano de Campo Grande, encontrado no quintal de uma...

Semades participa de workshop sobre Reforma Tributária

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Semades, realizou o workshop “Reforma Tributária e a nova arquitetura estratégica dos negócios”, voltado a empresários,...