quinta-feira, 12/02/2026

AQUIDAUANA: Prefeito e governo assinam contrato para construção de 34 casas nas aldeias Limão Verde e Buritizinho.

Na manhã desta segunda-feira (2), em Campo Grande, foi assinado o contrato para a construção de 34 unidades habitacionais nas aldeias indígenas Limão Verde e Buritizinho, no município de Aquidauana.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Mauro do Atlântico, dos caciques Ademilson de Souza (Limão Verde) e Jaime Rafael (Buritizinho), além do governador Eduardo Riedel.

Serão 20 casas destinadas à Aldeia Limão Verde e 14 para a Aldeia Buritizinho, por meio do programa Oga Porã – Minha Casa, Minha Vida Rural, resultado de uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal. A ação busca garantir moradias dignas para famílias indígenas, respeitando suas tradições e modos de vida.

Também estiveram presentes na solenidade os deputados federais Beto Pereira, Dagoberto Nogueira e Geraldo Resende, além da presidente da Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul), Maria do Carmo Avesani Lopes e demais autoridades.

Durante o evento, o prefeito Mauro do Atlântico destacou a relevância do projeto para as comunidades indígenas de Aquidauana.

“Esse é um momento histórico para nossa cidade e, principalmente, para as comunidades indígenas. Essas casas representam dignidade, segurança e qualidade de vida para dezenas de famílias. Agradeço ao governador Eduardo Riedel, aos nossos parlamentares e ao Governo Federal por olhar com sensibilidade para a realidade das aldeias e promover um futuro melhor para todos”, pontuou o prefeito.

A expectativa é de que as obras tenham início em breve, seguindo os trâmites legais e técnicos, com acompanhamento das lideranças locais e dos órgãos responsáveis pela execução.

Em abril, o prefeito Mauro e o Governo do Estado assinaram a contratação para 60 casas nas aldeias da região de Taunay-Ipegue. Totalizando, agora, 94 novas moradias que serão erguidas para as famílias indígenas.

A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a inclusão social e o fortalecimento das comunidades indígenas, promovendo habitação digna e segurança.

“Vamos em busca de mais casas para as famílias em vulnerabilidade social na nossa cidade”, afirmou o prefeito Mauro.

Fonte: AGECOM

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

As Dez Mais

Quinta, 5 de fevereiro de 2026. Hoje é dia do Dermatologista. Faltam 12 dias para o Carnaval. Manchetes do Correio do Estado: “Enchente no rio Aquidauana pode ser...

Construções irregulares no Rio Formoso são investigadas pelo MPMS

Inquérito apura danos ambientais e uso de recursos hídricos sem autorização Estruturas turísticas instaladas sem autorização às margens do Rio Formoso motivaram a 2ª Promotoria...

CHAPADÃO DO SUL: Novo anticorpo que protege recém-nascidos contra a bronquiolite já está disponível

A rede pública de Saúde de Chapadão do Sul já recebeu o primeiro lote de nirsevimabe, anticorpo incorporado pelo Ministério da Saúde (MS) ao...

Delas Day 2026 fortalece protagonismo feminino e amplia integração das políticas públicas em MS

O Delas Day 2026 consolida Mato Grosso do Sul como referência nacional na promoção do protagonismo feminino, reunindo mulheres de diferentes territórios, trajetórias e...