A PF deflagrou na manhã desta terça-feira (29) a Operação Narco Vela, com o objetivo de combater uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas, utilizando embarcações como veleiros e barcos. A investigação contou com a colaboração do DEA (Drug Enforcement Agency), Marinha dos EUA, Guarda Civil Espanhola e Marinha Francesa.
Mais de 300 policiais federais e 50 policiais militares do estado de São Paulo estão cumprindo 31 mandados de prisão temporária, 4 de prisão preventiva e 62 de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Pará e Santa Catarina. A ação também determinou o bloqueio de bens no valor de até R$ 1,32 bilhões.
A operação foi iniciada após a apreensão de 3 toneladas de cocaína, em fevereiro de 2023, em alto-mar, a bordo de um veleiro brasileiro, interceptado pela Marinha Americana. Outros carregamentos também foram apreendidos por forças internacionais em águas internacionais.
Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e integração em organização criminosa.


