domingo, 9/11/2025

Com chuva abaixo da média e altas temperaturas, MS prepara ações de combate aos incêndios florestais

Com previsão de chuvas abaixo da média histórica em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado mantém a preparação das ações de combate aos incêndios florestais em todos os biomas – Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.

A organização e planejamento do trabalho já ocorre desde o início do ano, com atenção especial à planície pantaneira. Relatório do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta que para o período de março até maio a precipitação deve ser reduzida e as temperaturas acima da média para o período, com um trimestre mais quente que o normal no Estado. Toda a situação, com chuvas abaixo da média e temperaturas mais altas, favorece as ondas de calor.

“Nos últimos meses, principalmente entre janeiro a 23 de fevereiro de 2025, observa-se chuvas abaixo da média histórica em grande parte do Estado. Quando observamos o bioma Pantanal como um todo, incluindo o monitoramento de pontos de medida de chuva em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, para o período de 1° de novembro de 2024 a 23 de fevereiro de 2025, é a mesma situação”, disse a meteorologista e coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes.

Fotos: Álvaro Rezende

Desde setembro de 2023 as condições de seca estão em evolução no Estado, que continua com chuvas abaixo da média, e apesar da ocorrência de precipitações desde janeiro deste ano, a quantidade não é suficiente para amenizar a seca. “Estamos no período chuvoso, e o que se esperava eram chuvas dentro ou próximo a média histórica. Mas os dados mostram condições de secas, sendo observada altas temperaturas e chuvas irregulares”, explicou Valesca.

Em janeiro deste ano, dos 45 municípios analisados pelo Cemtec, 39 tiveram chuvas abaixo da média histórica, apenas cinco registraram precipitação superior e um ficou dentro da previsão. A previsão para o próximo trimestre indica temperaturas mais altas e chuvas abaixo da média histórica, o que torna o ambiente favorável para a ocorrência de incêndios florestais.

Preparação

Entre as ações já desenvolvidas pelo Governo do Estado, para a TIF (Temporada de Incêndios Florestais) 2025, estão cursos de preparação e aperfeiçoamento para os militares do Corpo de Bombeiros.

A formação faz parte das ações de preparação para o enfrentamento da fase mais crítica da temporada de incêndios florestais, para qualificar os bombeiros em missões que exigem deslocamentos fora da estrada e ainda aprimorar a execução de atividades de combate a incêndios florestais, transporte de tropa e operações especiais em locais de difícil acesso.

Fotos: Bruno Rezende

“Vamos realizar uma série de cursos, já para preparação e aperfeiçoamento dos nosso militares. Para que o combate, quando houver necessidade, corra sempre de forma eficiente, especialmente no Pantanal devido as dificuldades já conhecidas do bioma”, explicou o major e subdiretor da DPA (Diretoria de Proteção Ambiental) do Corpo de Bombeiros, Eduardo Teixeira.

Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, foi realizado o estágio de direção e operação de veículos 4×4, para capacitar os bombeiros para a condução e operação de viaturas em terrenos desafiadores, como os que são encontrados no Pantanal.

Outro curso realizado pelo CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar) foi o de operação de drones (aeronaves remotamente pilotadas) em Naviraí, para auxiliar nas missões urbanas e também durante a temporada de incêndios florestais.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Japinha do CV segue viva, vídeo recente mostra fuga de traficantes

A megaoperação policial denominada "Contenção", realizada nos complexos do Alemão e da Penha no Rio de Janeiro, terminou com 121 mortos, sendo 117 suspeitos...

Liderança e articulação: Marco Santullo consolida o Progressistas (PP) em Mato Grosso do Sul ao lado da senadora Tereza Cristina

Com trajetória marcada pela experiência em gestão pública e pela habilidade política, Marco Aurélio Santullo, natural de Aquidauana (MS), tem se destacado como uma das principais...

MIRANDA: Cursos de beneficiamento da mandioca e hortaliças em conserva beneficiam duas aldeias indígenas

Mais dois cursos promovidos pelo Sindicato Rural de Miranda e Bodoquena, em parceria com o SENAR/MS, beneficiaram comunidades indígenas do município nesta semana. O curso...

Gel regenera a cartilagem em minutos e sem cirurgia.

Cientistas alemães desenvolveram um gel que regenera a cartilagem em minutos e sem a necessidade de cirurgia. Batizado de ChondroFiller, o gel à base...