quarta-feira, 26/02/2025

Pressão de Moraes sobre Cid inclui ameaça à família, diz defesa

O ex-ajudante de ordens da Presidência, tenente-coronel Mauro Cid, vive uma crescente disputa judicial sobre sua colaboração com as investigações que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro. A defesa de Bolsonaro acusa o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito da tentativa de golpe, de ter ameaçado a família de Cid para forçar o militar a fechar um acordo de delação premiada.

Em entrevista à GloboNews, o advogado de Bolsonaro, Celso Vilardi, questionou a conduta de Moraes: “O juiz pode fazer o papel de instrução no processo e dizer ao colaborador que, caso não fale a verdade, perderá a imunidade para sua filha, esposa e pai?”, indagou.

A polêmica ganhou força após a divulgação de trechos de depoimentos de Cid, que omitiu informações relevantes durante sua delação. Entre as exigências que o tenente-coronel fez para firmar o acordo estão: perdão judicial, segurança para sua família e extensão dos benefícios para parentes, como seu pai, esposa e filha.

No entanto, Cid não cumpriu integralmente as condições, o que levou Moraes a reforçar, em audiência, que a delação não se baseia apenas em benefícios, mas também em obrigações, sendo a maior delas a obrigação de “falar a verdade”.

Mauro Cid, que também se envolveu em investigações sobre fraudes no cartão de vacinas e o caso das joias, parece ter colocado em risco os benefícios do acordo ao não revelar informações cruciais. A defesa de Bolsonaro argumenta que, sob coação, Cid foi levado a depor e que as ameaças contra sua família podem comprometer a credibilidade de sua colaboração.

Agora, uma possível anulação da delação de Cid pode abrir margem para futuras contestações e afetar o andamento da investigação, que já implicou diversas figuras de destaque, incluindo Bolsonaro.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Polícia apreende drogas, armas e prende família em operação na fronteira

Policiais da Defron localizaram uma ervaria no distrito de Sanga Puitã usada como esconderijo de entorpecentes. No local, um jovem de 28 anos foi...

Desaprovação de Lula cresce em estados tradicionalmente Petistas; segundo pesquisa Genial/Quaest

A desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disparou nos últimos meses, segundo pesquisa Genial/Quaest, com destaque para os Estados de Pernambuco...

MIRANDA: Profissionais da saúde recebem capacitação para melhor atendimento à população.

Nesta quarta-feira (21), a Prefeitura de Miranda, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, promoveu capacitações essenciais para os profissionais da área da...

Boletim Epidemiológico: MS registra 804 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 2.515 casos prováveis de Dengue, sendo 804 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente...