segunda-feira, 24/02/2025

Campo Grande recebe prefeitos do Corredor Bioceânico e fortalece conexões na Casa de Cultura

A Prefeitura de Campo Grande recebeu, na noite dessa quarta-feira (19), prefeitos e delegações dos municípios que compõem o Corredor Bioceânico para uma visita à Casa de Cultura. Representantes de países como Bolívia e Peru conheceram o espaço, visitaram exposições e assistiram a apresentações culturais, que contou com repertório de músicas regionais e sucessos brasileiros.

A prefeita Adriane Lopes destacou a importância da troca cultural entre os países vizinhos. “Hoje temos aqui uma exposição belíssima, ‘Povos da Terra’, da artista GHVA, que veio de Rondônia para expor sua arte em nossa Capital. Convido a todos a conhecerem a Casa de Cultura e essa mostra especial. Aproveitem esse momento de confraternização e conexões. Sejam muito bem-vindos a Campo Grande, a capital da sua oportunidade”, declarou.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), Ademar da Silva Jr., reforçou a relevância do evento para a economia local. “Estamos apresentando Campo Grande aos países da Rota Bioceânica. A cidade está se tornando, na prática, a capital das oportunidades, impulsionando o desenvolvimento econômico, a geração de renda e emprego. Isso permitirá investimentos em infraestrutura, saúde e educação, sempre priorizando o cidadão”, afirmou.

Já o secretário-executivo de Cultura, Valdir Gomes, ressaltou a importância da integração entre os municípios. “A cultura tem papel fundamental nessa conexão. Nossa prefeita tem um olhar atento para o turismo e o crescimento da cidade. Queremos que os visitantes levem um pouco da nossa cultura e, ao mesmo tempo, nos convidem para conhecer a deles. É essa troca que fortalece a região”, disse.


Campo Grande como hub estratégico da Rota Bioceânica

A visita ocorreu como parte da programação da agenda dos prefeitos e delegações dos municípios que compõem o Corredor Bioceânico, que estão em Campo Grande para o Seminário Internacional da Rota Bioceânica e o 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceânico, realizado entre os dias 18 e 20 de fevereiro. O evento reúne autoridades do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, além de empresários e representantes da sociedade civil, para debater os impactos da integração regional.

Cada vez mais próximo da concretização, o Corredor Bioceânico tem o potencial de transformar a logística e o comércio internacional, conectando o Centro-Oeste brasileiro aos portos do norte chileno. Isso fará de Campo Grande um importante polo de distribuição para produtos do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, reduzindo custos e tempo de transporte.

A cidade, que preside o Comitê Gestor dos Municípios da Rota Bioceânica, mantém um estande no Centro Cultural Rubens Gil de Camillo durante o seminário, reforçando seu papel de liderança no projeto. A expectativa é que a integração produtiva entre os países estimule novas parcerias, otimize processos aduaneiros e fortaleça a governança compartilhada, impulsionando o desenvolvimento sustentável e ampliando as oportunidades de crescimento na América do Sul.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

CORUMBÁ: Carnaval 2025, escolha da Corte de Momo é atração na sexta.

A escolha e coroação da Corte de Momo na sexta-feira, 21 de fevereiro, marca o início oficial do Carnaval de Corumbá 2025. A programação...

Governo Lula reforça apoio aos biocombustíveis, diz Fávaro

Nesta terça-feira (18), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o governo Lula é o maior incentivador dos biocombustíveis no Brasil. Em reunião...

Brasil abre mercado para exportação de farinhas e gorduras de peixe à Bolívia

O Brasil acaba de conquistar uma nova oportunidade de exportação com a Bolívia, após a aprovação do Certificado Sanitário Internacional para farinhas e gorduras...

Utilização de borracha de pneus inservíveis em asfalto é proposta em MS

O deputado Roberto Hashioka (União) apresentou na terça-feira (19) o Projeto de Lei 30/2025, que propõe a utilização de massa asfáltica produzida com borracha...