PRF, em parceria com o IBAMA e a Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), realizou a Operação Bons Ventos no MS.
O objetivo é identificar fraudes na produção e comercialização do Agente Redutor Líquido Automotivo – ARLA 32, reagente utilizado nos sistemas de redução de emissões de gases poluentes de veículos automotores movidos a diesel produzidos a partir de 2012.
No MS, a operação foi realizada no período de 02 a 06 de setembro, com fiscalização em empresas fabricantes e distribuidoras do ARLA 32.
Em Campo Grande, Jaraguari, Terenos e Dourados foram fiscalizadas seis empresas fabricantes de ARLA 32 sendo verificado que todas funcionavam sem licença ambiental de operação para fabricação do produto e duas produzindo o reagente com a utilização de ureia agrícola, composto químico não permitido pelas normas vigentes.
Além das empresas fabricantes foram fiscalizadas sete empresas distribuidoras e revendedoras do reagente, sendo realizadas a conferência da regularidade no IBAMA e INMETRO, licenças ambientais, depósito de produtos perigosos e inspecionando as instalações com objetivos de verificar a presença de produtos irregulares e realizados testes químicos em amostras de ARLA 32 para certificação da regularidade.