sexta-feira, 25/07/2025

Brasil e Bolívia firmam parceria para comércio de fertilizantes no Brasil

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, assinou nesta semana dois atos com a Bolívia com foco em aumentar a oferta de fertilizantes no Brasil, visando ampliar a produtividade do agro brasileiro e aumentar a competitividade do setor. Assinatura ocorreu durante encontro bilateral entre o presidente Lula em Santa Cruz de La Sierra.

O primeiro documento é um acordo de cooperação de comercialização de fertilizantes e cloreto de sódio, assinado com o ministro dos Hidrocarbonetos e da Energia da Bolívia, Franklin Molina Ortiz. O segundo é um memorando de entendimento de exportação de fertilizantes ao Brasil, assinado com o ministro do Desenvolvimento Rural e Terras, Santos Condori.

“O aumento da oferta de fertilizantes no país é fundamental para o desenvolvimento da agropecuária brasileira. É trazer mais competitividade para o setor e, ainda, como consequência, fortalecer a segurança alimentar. O aumento da produção de fertilizantes será fundamental para aumentar a produtividade de alimentos no país”, destacou Fávaro.

O Ministro reforçou que a determinação do presidente Lula é que o Mapa busque oportunidades para os empresários e para a população brasileira. “Encontramos um ambiente muito propício graças a boa relação internacional do presidente. Já abrimos 155 novos mercados para comercializar os produtos nacionais”, explicou.

Lula destacou a cooperação entre Brasil e Bolívia na política industrial para exploração e manufatura do lítio e ressaltou a importância do desenvolvimento conjunto dos dois países, com fortalecimento da cooperação comercial, em especial na produção de fertilizantes.

“O que fizemos aqui tem como perspectiva melhorar a qualidade de vida do povo da Bolívia e melhorar a qualidade de vida do povo do Brasil. É por isso que nós estamos assinando esses documentos. É porque é preciso dar uma chance, no século XXI, para que Brasil, Bolívia e outros países da América do Sul, deixem de ser tratados como países em vias de desenvolvimento, ou país de terceiro mundo”, destacou Lula.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

No 1º semestre de 2025, Coronel David lidera iniciativas de segurança e benefícios à população na Alems

O deputado estadual Coronel David (PL) apresentou um balanço positivo de suas atividades parlamentares no primeiro semestre de 2025, ações voltadas à segurança pública,...

Cliente foge sem pagar motel e abandona acompanhante em Cassilândia

Um homem aplicou um golpe em um motel na MS-306, em Cassilândia, ao abandonar a acompanhante e fugir sem pagar a conta. Segundo funcionários,...

Febre do Morango do Amor impulsiona vendas na CEASA/MS

A procura por morangos na CEASA/MS aumentou significativamente com a viralização da sobremesa "morango do amor" nas redes sociais. Só na manhã desta quinta-feira...

STJ mantém investigação contra Bruno Henrique

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou nesta terça-feira (22) o pedido da defesa do atacante Bruno Henrique, do Flamengo, para anular a investigação...