sábado, 20/09/2025

Dia Livre de Impostos 2024: live explica como será a ação deste ano

Vem aí o Dia Livre de Impostos – DLI, no próximo dia 6 de junho.A ação é organizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Câmara de Dirigente Lojistas Jovem (CDL Jovem) desde 2003, em todo o Brasil, e tem como intuito um protesto contra as altas cargas tributárias e o baixo retorno dos impostos arrecadados pelas autoridades.

Durante evento online realizado na quinta-feira, 2 de maio, foi explicado como irá funcionar a ação deste ano. A reunião contou com a participação do Raphael Paganini, coordenador nacional da CDL Jovem, Lucia Fassarela, vice-coordenadora, e Victor Gonzales, coordenador da CDL Jovem Amazonas e gestor do projeto. Eles esclareceram alguns pontos de como será a ação, apresentaram as novidades do site do DLI e o passo a passo de como os lojistas podem participar da edição de 2024.

Para Raphael Paganini, o projeto consegue envolver todos os setores interessados. “É uma campanha de conscientização que une consumidores, lojistas e prestadores de serviço para demonstrarmos o excesso de imposto nos nossos produtos e serviços, além de uma burocracia tributária que também atrapalha nosso ambiente de negócios”, afirmou.

Já o gestor do DLI, Victor Gonzales, destacou a quantidade de dias do ano que os brasileiros pagam de impostos e lembrou da atenção que deve se ter com a regulamentação da reforma tributária. “A ação é para mostrarmos que não estamos satisfeitos com as altas cargas tributárias. Trabalhamos mais de 150 dias no ano para que possamos parar de trabalhar para pagar os impostos e, a partir disso, começarmos a trabalhar para nós mesmos. Além disso, estamos vigilantes com a regulamentação da reforma tributária, que pode trazer surpresas desagradáveis, em especial para quem trabalha com serviços”, analisou.

Impacto

O DLI não é apenas um ato de protesto. É também uma das melhores datas comerciais do primeiro semestre para o varejo. Gera visibilidade e aumenta o fluxo de consumidores para as lojas que participam da ação. Para se ter ideia da dimensão dessa ação promovida pela CNDL e CDL Jovem, em 2023, foram mais de 50 mil lojas varejistas em todo o Brasil participantes, que movimentaram cerca de R$ 2 bilhões. Além disso, teve um impacto medido em R$ 63 milhões em mídias espontâneas.

Empresários interessados em participar

Lucia Fassarela, vice-coordenadora da CDL Jovem, lembrou que tanto lojas físicas quanto online podem se cadastrar e participar do evento. “O site do DLI não vende nada, ele é uma grande vitrine e apenas direciona o consumidor para as compras, por isso é importante estar atento a como deve ser o cadastro dos produtos”, ressaltou.

Os empresários interessados em participar do Dia Livre de Impostos 2024 já podem se cadastrar: basta acessar www.dialivredeimpostos.org.br. Os registros podem ser feitos até o dia 5 de junho, às 22 horas (horário de Brasília).

Mas atenção: os produtos e as empresas cadastradas só estarão visíveis no site a partir do dia 3 de junho.

No portal do DLI, é possível fazer o download de peças, produzidas pela CDL Jovem para que os participantes cadastrados possam divulgar a campanha e suas promoções nas redes sociais e outros canais de comunicação. Também está disponível o manual de marca com todas as orientações para o uso das artes.

Confira abaixo a live completa e fique por dentro de como será realizado a ação! Aproveite e inscreva-se em todos os canais da CNDL para não perder nenhuma notícia do setor.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Hashioka e Londres pedem recapeamento da rodovia MS-475 próximo ao distrito de Guassulândia

Na sessão plenária desta terça-feira, 16, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou, em conjunto com o deputado estadual Londres Machado (PP), indicação...

Corinthians vence e se classifica na Copa do Brasil

O Corinthians segue firme em busca de um dos poucos títulos que ainda faltam ao clube no futebol feminino: a Copa do Brasil. Na...

Peixe do Bioparque Pantanal faz tomografia inédita para diagnóstico

Um peixe cachara (Pseudoplatystoma fasciatum) do Bioparque Pantanal foi encaminhado ao Hospital Veterinário da UFMS para uma série de exames, incluindo uma tomografia computadorizada...

PONTA PORÃ: Prefeitura e TJ levam regularização fundiária ao São Vicente de Paula

Na manhã desta segunda-feira, dia 15, moradores do bairro São Vicente de Paula participaram de uma reunião sobre a regularização de imóveis. O encontro,...