Sucuri Anajulia passará por perícia e caso agora é de polícia. A PMA após duas horas de barco pelo Rio Formoso localizou a sucuri já em processo de putrefação. Ela é um dos animais mais admirados e conhecidos de Bonito e sua morte mobilizou ambientalistas, até de fora do Brasil.
Populares ajudaram na localização pois a mata estava muito fechada e raramente é visitada por turistas. Devido ao tempo que está morta, os policiais não conseguiram visualizar supostos ferimentos por arma de fogo, sendo necessário acionar a perícia científica.
“Nós não conseguimos ver perfurações, por conta do tempo que ela está morta às margens do rio. Inclusive até aparenta ter sido morte natural, já que os pescadores disseram ter visto ela viva dois dias atrás, onde costuma ficar. Porém, quem vai saber o que realmente aconteceu é a perícia, acionada pela Polícia Civil do município”, explica o sargento Mira Junior, da PMA.
Segundo o Delegado Pedro Ramalho responsável pela investigação, uma equipe de especialistas vai se deslocar de Campo Grande para Bonito. “Amanhã, a perícia vem da Capital. Eles são especialistas, inclusive veterinários, e vão analisar o que aconteceu com ela lá onde está, pois é muito grande para ser deslocada. Se for constatado mesmo que a sucuri foi morta, é crime ambiental”, destacou o delegado.
Segundo a Lei 9.605/98, é crime ambiental matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.