quarta-feira, 12/11/2025

Geraldo destaca construção de Institutos Federais em Amambai e Paranaíba

O deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) comemorou o anúncio feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante solenidade realizada na manhã desta terça-feira (12) em Brasília, de que Mato Grosso do Sul será contemplado com duas unidades do Instituto Federal: um na cidade de Amambai e outro em Paranaíba. Ao todo, serão 100 novas unidades em todo o país, até 2026.

O parlamentar, que a partir de 2005 trabalhou pela construção de dez campi em municípios sul-mato-grossenses, comemorou: “mais uma vez, Mato Grosso do Sul foi contemplado com essa ação, por meio de intervenções que fizemos junto ao Ministério da Educação. É assim que a gente trabalha, para ver cada vez mais fortalecida a educação, principalmente com o papel importante dos institutos federais na qualificação dos nossos jovens no país”.

Em Mato Grosso do Sul, atualmente o Instituto Federal possui campi nas cidades de Localizados nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Para a escolha de Amambai como sede de um novo Instituto Federal em Mato Grosso do Sul, foram levadas em considerações as seguintes características:  é polo da Região Geográfica Imediata de Amambai. Possuí população em torno de 40 mil habitantes; não possui instituições federais e oferta de cursos profissionais técnicos na Região Geográfica Imediata; apenas a UEMS oferta cursos superiores presenciais. É distante do atual campus que atende a região de abrangência (Ponta Porã); possui externalidades positivas em umas das regiões mais pobres do estado. 

O município de Paranaíba, por sua vez, foi escolhido por possui, entre outras, as seguintes características; inexistência instituição federal na Região Geográfica Imediata; é Município com população de aproximadamente 42 mil habitantes (11ª maior de MS); possui a 19ª maior economia (1,1% do PIB de MS); possui nível de crescimento médio e ritmo de crescimento significativo (2013/2019); classificado como “em desenvolvimento” no período 2013/2019; apresenta 1.458 matrículas no ensino médio e 16 matrículas na educação profissional técnica.

O que são

Os institutos federais são instituições especializadas na educação profissional e tecnológica, oferecendo também educação básica e superior. Os cursos são gratuitos. Os IFs constituem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada em 2008. Os institutos têm como obrigatoriedade legal garantir um mínimo de 50% de suas vagas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada, ou seja, junto ao ensino médio. 

Atualmente, a rede federal conta com 38 institutos federais, dois centros federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, além de escolas técnicas ligadas a universidades federais. Cada uma destas instituições é composta por campi que atuam como unidades descentralizadas de ensino, dessa forma, o ensino das IFs chega a mais locais. Atualmente, o país conta com mais de 680 unidades. São mais de 1,5 milhão de estudantes matriculados tanto nos grandes centros quanto no interior do país.

Luta histórica

 “Luto para Dourados e outros municípios de Mato Grosso do Sul terem uma instituição de educação técnica desde 2005, em meu primeiro mandato como deputado federal”, afirma Geraldo Resende. O deputado lembra ter sido autor das emendas 1, 2, 3, 9 e 10 ao Projeto de Lei 7.268 do ano de 2006, que dispunham sobre a criação de escolas técnicas e agrotécnicas federais em municípios de Mato Grosso do Sul.

Também apresentou, em 2009, o Projeto de Lei 5531, instituindo um campus do IFMS em Naviraí. Em 2007 e 2001, o parlamentar apresentou novos projetos de leis e emendas com o mesmo objetivo. Em 2012, Geraldo Resende organizou, em conjunto com a Prefeitura Municipal e o IFMS uma audiência pública oficial, para discutir com a sociedade quais cursos seriam oferecidos em Dourados.

Essas articulações garantiram, na época, a implantação de campi do Instituto Federal nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Secretária falta a reunião e vereadores exigem explicações sobre buracos nas ruas

A ausência da secretária municipal de Fazenda, Márcia Helena Hokama, em uma reunião com vereadores da Câmara de Campo Grande, provocou forte reação política...

Cliente tenta esfaquear atendentes em farmácia do Carandá Bosque

Um homem de 65 anos tentou esfaquear dois atendentes em uma farmácia, na noite desta quinta-feira (6), na Rua Hiroshima, bairro Carandá Bosque, em Campo Grande. De acordo...

PF desarticula grupo que se passava por policiais federais

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (11), a Operação Isfet 2, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso que se apresentava como policiais...

As Dez Mais

Terça, 11 de novembro de 2025. Hoje é dia do Instrutor de Educação Física Faltam 44 dias para o Natal. MANCHETES DO CORREIO DO ESTADO: - CNJ começa...