sexta-feira, 16/01/2026

14ª edição: Drive thru da reciclagem começa hoje em Campo Grande, impulsionando a sustentabilidade

Sustentabilidade, educação, cultura e economia circular estão em destaque em 2025 em novas três edições do Drive Thru da Reciclagem, iniciativa que conta com a participação da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agems) e parceiros de vários segmentos.

O primeiro evento do ano começa hoje (20) e vai até sábado (22), em alusão ao Dia Mundial da Água, reforçando a importância da preservação dos recursos hídricos e do descarte correto de resíduos.

Promovido pelo Instituto Lixo Zero e a ONG Du Bem Negócios Sustentáveis, o Drive Thru conta com o apoio da Agems não apenas na organização, mas também na ampliação de um programa educativo ambiental voltado para estudantes. A Agems tem inovado em programas que fomentam o cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade, andando lado a lado rumo a um estado verde e sustentável.

“Sustentabilidade é mais do que uma ideia, é uma transformação de hábitos que impacta diretamente a qualidade de vida e o futuro das próximas gerações. Como Agência Reguladora, temos o dever de incentivar essa mudança, promovendo a educação ambiental, o engajamento social e com certeza, juntos vamos mais longe em prol do meio ambiente”, destaca a diretora-presidente em exercício da Agems, Caroline Tomanquevez.

Avanços sustentáveis

Com uma trajetória de sucesso, o Drive Thru da Reciclagem alcança sua 14ª edição em março, com mais duas datas confirmadas: de 5 a 7 de junho e de 23 a 25 de outubro.

“A cada edição, o projeto ganha novos parceiros e amplia seus serviços. A Agems tem um papel essencial nesse crescimento, porque nosso objetivo é aproximar a sociedade da discussão sobre sustentabilidade, incentivar a responsabilidade ambiental e demonstrar como pequenas ações podem gerar grandes impactos”, ressalta a diretora de Inovação e Relações Institucionais, Rejane Monteiro.

Sustentabilidade na prática

A iniciativa vai além da coleta de materiais recicláveis, promovendo educação ambiental e conscientização sobre a importância da economia circular e da logística reversa.

“Temos trabalhado continuamente para fortalecer a regulação de resíduos sólidos, firmando convênios com prefeituras e incentivando a população a adotar práticas sustentáveis e a educação ambiental através das nossas crianças. O Drive Thru é uma oportunidade única de mobilizar a sociedade e transformar conhecimento em ação concreta”, pontua a diretora Iara Marchioretto.

O que pode ser doado?

Nos três dias de evento, qualquer pessoa pode levar resíduos recicláveis para descarte correto, sem precisar sair do carro. O ponto de coleta estará localizado nos altos da Avenida Afonso Pena, próximo ao estacionamento do Parque das Nações Indígenas, com estandes exclusivos para a recepção de diversos materiais, incluindo:

  • papelão e papel;
  • vidro;
  • plástico;
  • eletrônicos
  • pilhas e baterias;
  • óleo de cozinha usado;
  • roupas para doação.

Educação e conscientização

A Agems levará ao evento uma programação educativa especial, incluindo palestras, jogos e visitas guiadas para estudantes. Durante o tour pelos estandes, serão apresentadas informações sobre os diferentes tipos de reciclagem e as diversas possibilidades de reaproveitamento dos materiais descartados.

“O interesse dos estudantes e professores pela temática ambiental é crescente, e o Drive Thru da Reciclagem é uma excelente oportunidade para enriquecer esse aprendizado com experiências práticas. As escolas interessadas podem entrar em contato com a Agems para organizar visitas guiadas e conhecer mais sobre as boas práticas de sustentabilidade”, convida a coordenadora de educação ambiental da DSB/Agems, Nauristela Paniago.

Como participar

Para mais informações e agendamentos de visitas, os interessados podem ligar para (67) 3025-9555, das 7h30 às 13h30, ou enviar e-mail para educacaoambiental@agems.ms.gov.br.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Mulher salva homem de afogamento em córrego de Nova Andradina

Um homem de 45 anos foi salvo de um afogamento no Córrego do Baile, na região da rodovia MS-473, em Nova Andradina, a 298...

Técnico de supermercado preso por vender carne podre

O responsável técnico de um supermercado localizado na Avenida Rita Vieira foi preso nesta quarta-feira (14) após fiscalização da Decon, que ocorreu depois de...

Campo Grande registra 31 mm de chuva em 24 horas

Campo Grande segue sob alerta de chuvas intensas nesta quarta-feira (14), registrando 31,6 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados do Cemaden e do...

Lula nomeia Wellington Lima e Silva como novo ministro da Justiça

O advogado Wellington César Lima e Silva foi nomeado nesta terça-feira (13) como o novo ministro da Justiça e Segurança Pública, após reunião com...