segunda-feira, 21/07/2025

Vereador Zé da Farmácia apresenta projeto que autoriza a escolha do gênero do profissional de enfermagem, nos atendimentos íntimos.

Foi apresentado nesta quinta-feira (01) um projeto de autoria do vereador Zé da Farmácia que visa que considera a escolha de gênero dos profissionais de enfermagem por várias razões, principalmente no que se refere à qualidade do atendimento e ao bem-estar dos pacientes.

Segundo o parlamentar “Muitos pacientes têm preferências pessoais em relação ao gênero do profissional de saúde que os atende, especialmente em contextos de atendimento íntimo. Atender a essas preferências pode ajudar a criar um ambiente mais confortável e respeitoso para o paciente.”

Em situações de atendimento íntimo, a percepção de privacidade é fundamental. Permitir que os pacientes escolham o gênero das enfermeiras pode ajudar a aumentar a sensação de segurança e reduzir a ansiedade.

O projeto foi apresentado no primeiro dia de retorno do recesso parlamentar do legislativo, mostrando que o trabalho do gabinete do vereador Zé da Farmácia não se ausentou durante o período citado.

Sobre o projeto, a escolha do gênero pode influenciar a forma como os pacientes se sentem em relação à comunicação e à empatia. Pacientes podem se sentir mais à vontade para discutir questões pessoais e íntimas com profissionais de saúde com quem se sintam mais identificados.

“A satisfação com o atendimento é muitas vezes influenciada pela adequação do profissional de saúde às expectativas do paciente. Atender a preferências de gênero pode melhorar a experiência geral do paciente.” – salienta o vereador.

Reconhecer e respeitar as preferências de gênero dos pacientes é uma forma de validar a diversidade e promover um ambiente inclusivo. Isso inclui não apenas o gênero dos pacientes, mas também o reconhecimento e a aceitação de diferentes identidades de gênero.

O projeto visa permitir que pacientes escolham o gênero do profissional de saúde pode ajudar a reduzir o estigma associado a certos tipos de atendimento, promovendo uma abordagem mais sensível e menos invasiva.

O projeto espera a tramitação na câmara e gera expectativa do parlamentar – “Espero que as comissões entendam a real importância deste projeto e votem pela regular tramitação, para que assim possamos fazer um bom debate em sessão”.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Semana inicia com 2.556 vagas na agência de empregos da Funsat

A segunda-feira (21) inicia com um total de 2.556 vagas pelo painel de intermediação da Fundação Social do Trabalho (Funsat). Recrutamento de 199 empresas de...

DOURADOS: Prefeitura encerra semestre letivo com balanço positivo na rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação reuniu servidores da Pasta em um café da manhã nesta sexta-feira (18) para apresentar o balanço das ações desenvolvidas...

Obra de contenção de enchentes na Ernesto Geisel avança com 50% do cronograma já executado

Com investimentos de mais de R$ 20,9 milhões, as obras de contenção de enchentes e erosões no Rio Anhanduí, na Avenida Ernesto Geisel, seguem...

Itaporã dá importante passo rumo à sustentabilidade ao aderir ao Projeto Roadmap Território Carbono Neutro

O município de Itaporã reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e o enfrentamento das mudanças climáticas ao aderir ao Projeto Roadmap Território Carbono Neutro,...