sábado, 15/11/2025

STJ mantem prisão de policial penal acusado de matar um torcedor do Fluminense

​A Presidente e Ministra do STJ Maria Thereza de Assis Moura manteve a prisão preventiva de um policial penal acusado de matar um torcedor do Fluminense e deixar outro gravemente ferido em abril de 2023, após uma partida de futebol no Maracanã.

De acordo com o Ministério Público do Rio de Janeiro, as vítimas estavam num bar próximo ao estádio e se desentenderam com o policial por motivos políticos. Thiago Leonel Fernandes morreu no local e, em razão dos disparos, Bruno Tonini Moura perdeu um rim, o baço, parte do fígado e do intestino.

Marcelo de Lima, inspetor de Polícia Penal que não estava em serviço, foi preso em flagrante pela Polícia Militar. Ele foi denunciado por homicídio e tentativa de homicídio triplamente qualificados.

Ao STJ, a defesa do acusado alegou legítima defesa.  Argumentou que os requisitos legais da prisão preventiva não estariam presentes e que o policial é réu primário e possui residência fixa.

A ministra verificou  que o TJRJ, ao confirmar a decisão que mandou o réu a júri popular e rejeitar o pedido de revogação da preventiva, entendeu que permaneciam válidas naquele momento as razões que levaram à decretação da prisão. Em sua decisão, a presidente transcreveu trechos do processo nos quais uma testemunha afirma que o policial teria atirado nas vítimas mesmo depois de elas terem caído no chão.

“À vista desses elementos, a apreciação deve ficar reservada para o momento do julgamento definitivo, com exame mais aprofundado da matéria”, afirmou a ministra.

O relator do habeas corpus na Quinta Turma é o ministro Ribeiro Dantas.

Leia a decisão no HC 929.541.

Foto/Reprodução
CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

NIOAQUE: Curso de escuta especializada fortalece a rede de proteção à criança e ao adolescente.

A Prefeitura de Nioaque, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA),...

Prefeitura empossa o primeiro comitê gestor do Fundo Municipal de Políticas Penais

A primeira diretoria do Comitê Gestor do Fundo Municipal de Políticas Penais (FMPP) tomou posse nesta quinta-feira (13), em uma solenidade conduzida pela procuradora-geral...

MPMS participa de reunião do STF sobre combate ao crime organizado

O Procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, Romão Avila Milhan Junior, integrou a comitiva do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público...

Indígenas invadem Blue Zone da COP30 e provocam confusão

Imagens divulgadas na terça-feira (11) mostram o momento exato em que manifestantes indígenas romperam as portas da Blue Zone da 30ª Conferência das Nações...