segunda-feira, 1/12/2025

Sede do 3° Encadear Summit, Dourados recebe documentos para fomentar o empreendedorismo

Em parceria com a Prefeitura de Dourados e o Governo do Estado, o Sebrae/MS realizou nesta terça-feira (2/7) a terceira edição do Encadear Summit, iniciativa que tem como objetivo gerar parcerias e oportunidades, aproximando os empresários locais dos grandes empreendimentos instalados no território.

Mais de 70 empreendedores participaram da programação, com um público de cerca de 130 pessoas. Em Dourados, o foco do Encadear Summit são as cadeias de bioenergia e proteínas, além de outras oportunidades para os empreendedores locais, segmentos que possuem potencial na região.

O Prefeito de Dourados, Alan Guedes, afirma que o evento é uma ação que se soma a outras desenvolvidas no município que contribuem para movimentar a economia local. “Os nossos empresários têm um papel muito importante, eles são a locomotiva do desenvolvimento de Dourados. Se o município hoje está com índices positivos, se é a principal cidade do agro para fazer negócios, é por conta da nossa cadeia produtiva. Mas ela não anda sozinha, caminha com todos os parceiros”, disse.

MAIS POSSIBILIDADES
Durante o evento o Sebrae/MS entregou para a Prefeitura de Dourados um Mapa de Oportunidades que traz as demandas das principais grandes empresas presentes na cidade e apresenta para os interessados possibilidades de investimento e geração de renda.

Além disso, o município também recebeu um Branding Book com estratégias para posicionar Dourados como “terra de todos os povos”. Inspirado na diversidade étnica e cultural da cidade, o conceito foi construído em conjunto com a sociedade e poder público, com a proposta de passar para quem é de fora a imagem de uma cidade acolhedora e repleta de oportunidades.

Os dois documentos foram confeccionados por meio do programa Cidade Empreendedora, que se encerra em 2024, após três anos de execução com ações para promover o desenvolvimento do município.

“Trabalhamos junto com a prefeitura e lideranças locais, como Associação Comercial e Sindicato Rural, para incluir o pequeno negócio no processo de desenvolvimento e esses dois documentos vem corroborar com isso. Trazemos uma marca para Dourados e, mais uma vez, apontamos as oportunidades para inserir o empreendedor local na cadeia produtiva das grandes empresas, mostrando a ele como se tornar fornecedor, além de apontar as áreas que tem demanda garantida”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

O prefeito Alan Guedes ressalta que os documentos são ferramentas importantes para alavancar a economia do município e auxiliar o empreendedor a ampliar o acesso ao mercado.

“Dourados é uma cidade que cresce acima da média nacional e se estabelece como um polo importante de prestação de serviços e negócios, além de ter a presença de grandes empresas ligadas ao setor agro. Então, esse mapeamento é uma oportunidade para o pequeno empresário identificar as chances de ampliar os negócios”, afirma o prefeito.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cleriston Recalcatti, hoje Dourados tem um branding. É uma marca que será utilizada para atrair novos investimentos e mais pessoas. “Somos a ‘terra de todos os povos’, então temos que aproveitar cada vez mais, e esse produto será usado grandemente para a gente poder apresentar o nosso município para as grandes oportunidades que chegam em Mato Grosso do Sul”, ressalta.

Para saber mais sobre o Branding Book Municipal e o Mapa de Oportunidades acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Bonito reforça ações de recuperação florestal com novas 10 mil mudas doadas pela Itaipu Binacional

A Secretaria de Meio Ambiente de Bonito realizou, nesta semana, mais uma viagem ao Refúgio Biológico Bela Vista, da Itaipu Binacional, para retirar 10...

TRANSPORTES COLETIVOS: Consórcio Guaicurus recebeu da prefeitura e vale será liberado amanhã

A prefeitura de Campo Grande liberou na manhã desta quarta-feira (26) um pagamento de R$ 1,7 milhão para o Consórcio Guaicurus e amanhã será...

Cultura do alho entra no zoneamento climático nacional

O alho, tradicionalmente cultivado no Sul do Brasil, agora possui um zoneamento de risco climático definido pelo Zarc, que indica regiões e períodos ideais...

Jovem é arrastado pela correnteza e desaparece nas águas do Paraguai

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado na tarde de terça-feira (25) para atender uma ocorrência de afogamento no Rio Paraguai, próximo à antiga...