Secretaria de saúde indígena garante que a comunidade de Dourados comece a ser vacinada na sexta-feira

A Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), órgão ligado diretamente ao Ministério da Saúde, garantiu que os indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados, começam a receber, a partir dessa sexta-feira (16), a vacina contra a dengue. A informação foi obtida pelo Deputado Federal Geraldo Resende (PSDB/MS), nesta quarta-feira (14) que tem cobrado insistentemente a autorização para que indígenas entre 4 e 59 anos possam ser imunizados contra a doença o mais rápido possível.

Até o fim da tarde desta quarta-feira, a diretoria do Programa Nacional de Imunização (PNI) deve assinar o documento que autoriza a comunidade indígena a receber a vacina Qdenga. Em seguida, o termo será encaminhado ao gabinete da SESAI. E na sexta-feira, as equipes de saúde serão acionadas para começar a vacinar toda a comunidade indígena da região.

“Estamos diante de uma vitória na saúde pública para milhares de indígenas que aguardam ansiosamente para serem imunizados. Não podíamos permitir que essa população ficasse desprotegida. Sabemos que os hospitais e postos de saúde estão lotados e precisamos rapidamente que todos os indígenas sejam também vacinados contra essa epidemia terrível”, disse o deputado Geraldo Resende.

Na primeira semana do retorno das atividades parlamentares, o deputado Geraldo Resende esteve na SESAI para destravar os trâmites burocráticos que impediam a vacinação dos povos indígenas. “Espero que, após todo o nosso trabalho de cobrança e insistência diária, que a partir dessa sexta-feira os indígenas possam começar a receber o imunizante e se proteger da epidemia de dengue”, afirmou o parlamentar.

Inclusão no PNI

Em dezembro do ano passado, o Deputado Federal Geraldo Resende apresentou indicação ao Governo Federal, sugerindo à ministra da Saúde Nísia Trindade a inclusão da vacina contra a dengue no Programa Nacional de Imunizações (PNI), para garantir o acesso amplo e igualitário à imunização contra uma doença que afeta milhões de brasileiros.

No mesmo mês, o Ministério da Saúde decidiu incorporar a vacina, anunciando a imunização em todo o território nacional. Na oportunidade, definiu que o início da campanha seria neste mês fevereiro e sua realizada por etapas.

O município de Dourados, no entanto, é o único município brasileiro a disponibilizar a vacina para toda população na faixa de 4 a 59 anos. A iniciativa faz parte de um projeto da indústria farmacêutica com o município de Dourados e com o pesquisador e professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) Julio Croda. O objetivo é avaliar o impacto da vacinação em massa em determinada localidade. A iniciativa não tem ligação com a campanha do Ministério da Saúde.

A expectativa é imunizar cerca de 150 mil pessoas com as duas doses previstas no esquema vacinal. A parceria da prefeitura de Dourados com o laboratório Takeda foi firmada no início de dezembro – três semanas antes do Ministério da Saúde anunciar que a Qdenga seria incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A imunização da comunidade urbana já vem sendo feita há várias semanas, porém, as populações indígenas somente serão contempladas a partir de sexta-feira, depois de interlocuções do Deputado Geraldo Resende junto ao Ministério da Saúde e à prefeitura de Dourados.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Zé Teixeira cobra agilidade em obras de rodovias e pontes de MS

Investimentos em estradas avançam e impulsionam desenvolvimento O deputado estadual Zé Teixeira intensificou a cobrança ao Governo de Mato Grosso do Sul para acelerar obras...

TRÊS LAGOAS: Vôlei de Praia movimenta os JETs 2026 na categoria infantil Sub-17

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), realizou na quinta-feira, 11 de junho, as disputas...

Delcídio Amaral aparece empatado em 2º lugar na disputa pelo Governo de MS

A mais recente análise sobre o cenário político de Mato Grosso do Sul aponta um crescimento de Delcídio Amaral, que já aparece em situação...

Brasil bate recorde de investimento no combate ao desmatamento e incêndios

Governo amplia verba histórica para proteção ambiental em 2026 O Governo do Brasil anunciou em 2026 o maior volume de recursos da série histórica destinado...