sexta-feira, 9/01/2026

Secretaria de saúde indígena garante que a comunidade de Dourados comece a ser vacinada na sexta-feira

A Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), órgão ligado diretamente ao Ministério da Saúde, garantiu que os indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados, começam a receber, a partir dessa sexta-feira (16), a vacina contra a dengue. A informação foi obtida pelo Deputado Federal Geraldo Resende (PSDB/MS), nesta quarta-feira (14) que tem cobrado insistentemente a autorização para que indígenas entre 4 e 59 anos possam ser imunizados contra a doença o mais rápido possível.

Até o fim da tarde desta quarta-feira, a diretoria do Programa Nacional de Imunização (PNI) deve assinar o documento que autoriza a comunidade indígena a receber a vacina Qdenga. Em seguida, o termo será encaminhado ao gabinete da SESAI. E na sexta-feira, as equipes de saúde serão acionadas para começar a vacinar toda a comunidade indígena da região.

“Estamos diante de uma vitória na saúde pública para milhares de indígenas que aguardam ansiosamente para serem imunizados. Não podíamos permitir que essa população ficasse desprotegida. Sabemos que os hospitais e postos de saúde estão lotados e precisamos rapidamente que todos os indígenas sejam também vacinados contra essa epidemia terrível”, disse o deputado Geraldo Resende.

Na primeira semana do retorno das atividades parlamentares, o deputado Geraldo Resende esteve na SESAI para destravar os trâmites burocráticos que impediam a vacinação dos povos indígenas. “Espero que, após todo o nosso trabalho de cobrança e insistência diária, que a partir dessa sexta-feira os indígenas possam começar a receber o imunizante e se proteger da epidemia de dengue”, afirmou o parlamentar.

Inclusão no PNI

Em dezembro do ano passado, o Deputado Federal Geraldo Resende apresentou indicação ao Governo Federal, sugerindo à ministra da Saúde Nísia Trindade a inclusão da vacina contra a dengue no Programa Nacional de Imunizações (PNI), para garantir o acesso amplo e igualitário à imunização contra uma doença que afeta milhões de brasileiros.

No mesmo mês, o Ministério da Saúde decidiu incorporar a vacina, anunciando a imunização em todo o território nacional. Na oportunidade, definiu que o início da campanha seria neste mês fevereiro e sua realizada por etapas.

O município de Dourados, no entanto, é o único município brasileiro a disponibilizar a vacina para toda população na faixa de 4 a 59 anos. A iniciativa faz parte de um projeto da indústria farmacêutica com o município de Dourados e com o pesquisador e professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) Julio Croda. O objetivo é avaliar o impacto da vacinação em massa em determinada localidade. A iniciativa não tem ligação com a campanha do Ministério da Saúde.

A expectativa é imunizar cerca de 150 mil pessoas com as duas doses previstas no esquema vacinal. A parceria da prefeitura de Dourados com o laboratório Takeda foi firmada no início de dezembro – três semanas antes do Ministério da Saúde anunciar que a Qdenga seria incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A imunização da comunidade urbana já vem sendo feita há várias semanas, porém, as populações indígenas somente serão contempladas a partir de sexta-feira, depois de interlocuções do Deputado Geraldo Resende junto ao Ministério da Saúde e à prefeitura de Dourados.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Plantio de soja 2025/26 atinge 98% da área prevista

O plantio da soja no Brasil alcançou 98,2% da área prevista até o início de janeiro, segundo a Conab. Apesar de 0,3 ponto porcentual...

PF realiza Operação Central Fake em Campo Grande

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (8) a Operação Central Fake, cumprindo mandado de busca e apreensão e prisão preventiva no âmbito de uma...

Endrick treina pela primeira vez com o Lyon

Endrick participou do seu primeiro treino com o Lyon nesta sexta-feira, véspera do duelo contra o Monaco pela 17ª rodada da Ligue 1. O...

Polícia Civil realiza ação em Aquidauana

Na última terça-feira (6), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Aquidauana, cumpriu...