terça-feira, 25/11/2025

Secretaria de saúde indígena garante que a comunidade de Dourados comece a ser vacinada na sexta-feira

A Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), órgão ligado diretamente ao Ministério da Saúde, garantiu que os indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados, começam a receber, a partir dessa sexta-feira (16), a vacina contra a dengue. A informação foi obtida pelo Deputado Federal Geraldo Resende (PSDB/MS), nesta quarta-feira (14) que tem cobrado insistentemente a autorização para que indígenas entre 4 e 59 anos possam ser imunizados contra a doença o mais rápido possível.

Até o fim da tarde desta quarta-feira, a diretoria do Programa Nacional de Imunização (PNI) deve assinar o documento que autoriza a comunidade indígena a receber a vacina Qdenga. Em seguida, o termo será encaminhado ao gabinete da SESAI. E na sexta-feira, as equipes de saúde serão acionadas para começar a vacinar toda a comunidade indígena da região.

“Estamos diante de uma vitória na saúde pública para milhares de indígenas que aguardam ansiosamente para serem imunizados. Não podíamos permitir que essa população ficasse desprotegida. Sabemos que os hospitais e postos de saúde estão lotados e precisamos rapidamente que todos os indígenas sejam também vacinados contra essa epidemia terrível”, disse o deputado Geraldo Resende.

Na primeira semana do retorno das atividades parlamentares, o deputado Geraldo Resende esteve na SESAI para destravar os trâmites burocráticos que impediam a vacinação dos povos indígenas. “Espero que, após todo o nosso trabalho de cobrança e insistência diária, que a partir dessa sexta-feira os indígenas possam começar a receber o imunizante e se proteger da epidemia de dengue”, afirmou o parlamentar.

Inclusão no PNI

Em dezembro do ano passado, o Deputado Federal Geraldo Resende apresentou indicação ao Governo Federal, sugerindo à ministra da Saúde Nísia Trindade a inclusão da vacina contra a dengue no Programa Nacional de Imunizações (PNI), para garantir o acesso amplo e igualitário à imunização contra uma doença que afeta milhões de brasileiros.

No mesmo mês, o Ministério da Saúde decidiu incorporar a vacina, anunciando a imunização em todo o território nacional. Na oportunidade, definiu que o início da campanha seria neste mês fevereiro e sua realizada por etapas.

O município de Dourados, no entanto, é o único município brasileiro a disponibilizar a vacina para toda população na faixa de 4 a 59 anos. A iniciativa faz parte de um projeto da indústria farmacêutica com o município de Dourados e com o pesquisador e professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) Julio Croda. O objetivo é avaliar o impacto da vacinação em massa em determinada localidade. A iniciativa não tem ligação com a campanha do Ministério da Saúde.

A expectativa é imunizar cerca de 150 mil pessoas com as duas doses previstas no esquema vacinal. A parceria da prefeitura de Dourados com o laboratório Takeda foi firmada no início de dezembro – três semanas antes do Ministério da Saúde anunciar que a Qdenga seria incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A imunização da comunidade urbana já vem sendo feita há várias semanas, porém, as populações indígenas somente serão contempladas a partir de sexta-feira, depois de interlocuções do Deputado Geraldo Resende junto ao Ministério da Saúde e à prefeitura de Dourados.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Governo anuncia pensão para filhos de vítimas de feminicídio

Segundo a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, a pensão para filhos e dependentes menores de idade de vítimas de feminicídio terá início em dezembro....

Quadrilha é desmantelada com arsenal de alto poder de fogo

Uma operação do Deic em São Paulo resultou na apreensão de um arsenal de guerra em um imóvel usado por uma quadrilha especializada em...

TRF2 confirma licitação da Fiocruz e preserva vacinas do SUS

A AGU conquistou importantes decisões em defesa da Fiocruz, garantindo a continuidade de licitação essencial para a produção de vacinas, reativos e biofármacos destinados...

Vereadora Luiza volta a questionar Secretaria de Fazenda sobre suplementação de R$ 158 milhões da Saúde

A vereadora Luiza Ribeiro (PT) voltou a cobrar, de forma firme e detalhada, respostas da Secretaria Municipal de Fazenda sobre a suplementação de R$...