Reunião técnica qualifica o uso do +CG entre secretarias

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades) promoveu, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) e a Secretaria Especial de Articulação Regional (Sear), reunião técnica juntamente com os agentes da Gerência de Controle de Endemias e Vetoriais quanto ao uso do aplicativo +CG no registro de denúncias de terrenos baldios.

O foco do encontro foi qualificar o preenchimento das denúncias, com envio de foto ampla do terreno e geolocalização, garantindo que os registros tenham validade administrativa e possam tramitar com mais agilidade. Hoje, inconsistências como imagens inadequadas, ausência de localização e duplicidade de registros ainda geram retrabalho e impactam o andamento dos processos.

Participaram da atividade a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo, o secretário da Sear, Darci Caldo, além de agentes de endemias e auditores fiscais da Semades.

Ao explicar a importância desse cuidado, o secretário da Semades, Ademar Silva Junior, destacou que a qualidade da informação é determinante para a efetividade das ações “Para que a denúncia tenha validade e gere resultado, ela precisa ser estar completa. Precisamos de uma imagem, foto mais aberta, que permita identificar o terreno, e da geolocalização correta. Quando essas informações chegam completas, conseguimos automatizar o processo e dar mais celeridade à notificação e às demais etapas administrativas”.

Ademar também ressaltou que o aprimoramento no uso da ferramenta deve impactar diretamente na redução do tempo de resposta ““Hoje, uma denúncia pode levar cerca de 90 dias até a conclusão. Com esse trabalho mais qualificado e o apoio dos agentes em campo, nossa meta é reduzir esse prazo para aproximadamente 30 dias, tornando o processo mais eficiente e resolutivo”.

Já a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo, enfatizou o impacto da iniciativa na área da saúde pública “É fundamental que essa denúncia chegue da melhor forma possível, com foto adequada e geolocalização correta, para que possamos avançar nas notificações e na solução dos problemas. Terrenos baldios com acúmulo de lixo representam risco à população, favorecendo a proliferação de doenças, e esse trabalho conjunto fortalece a nossa atuação”.

Após a identificação correta do terreno denunciado, o proprietário é formalmente notificado para realizar a limpeza. Essa notificação é enviada pelos Correios, com Aviso de Recebimento (A.R.), ao endereço cadastrado do imóvel. Somente após a confirmação do recebimento do A.R. ou publicação em edital da Notificação, passa a contar o prazo de 15 dias úteis para a regularização. Encerrado esse período, o local é novamente vistoriado pela fiscalização. Caso seja constatado o descumprimento da notificação, o responsável é autuado conforme o Código de Polícia Administrativa do Município. As multas variam de R$ 3.390,50 a R$ 13.562,00, de acordo com a gravidade da infração e os critérios previstos na legislação.

Com cerca de 1.900 denúncias já registradas a expectativa é que, a partir da qualificação dos dados e da atuação integrada entre as equipes, o processo se torne mais ágil e eficaz, contribuindo para uma cidade mais limpa e saudável.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Subtenente acusado de feminicídio foge do Presídio Militar

Militar poderá ser excluído da corporação após conclusão dos procedimentos legais O subtenente do Corpo de Bombeiros Elianderson Duarte, de 45 anos, preso por matar...

Azambuja lidera disputa ao Senado em MS, aponta pesquisa IPR

Margens de erro indicam disputas acirradas pela segunda vaga ao Senado O ex-governador Reinaldo Azambuja (PL) aparece na liderança da disputa pelo Senado em Mato...

Lia Nogueira fortalece projeto musical para jovens indígenas em Dourados

Música promove inclusão e valoriza cultura de etnias em Dourados A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) destinou uma emenda parlamentar de R$ 50 mil para...

TRÊS LAGOAS: Prefeitura informa alterações no trânsito para montagem e realização do Desfile Cívico dos 111 anos

A Prefeitura de Três Lagoas informa à população sobre as alterações temporárias no trânsito que ocorrerão nos próximos dias em razão da montagem da...