Relatório da ONU, em parceria com a Universidade de Oxford, revelaram que pelo menos 1,1 bilhão de pessoas vivem na pobreza, sendo que quase metade (455 milhões) está em países afetados por conflitos bélicos. O estudo, divulgado no Dia Internacional para Erradicação da Pobreza, mostra que mais da metade dos pobres (584 milhões) são crianças.
A pobreza é mais severa nas zonas rurais, onde afeta 28% da população, em comparação a 6,6% nas áreas urbanas. A maioria dos pobres vive na África Subsaariana (553 milhões) e no sul da Ásia (402 milhões), com países como Níger e Chade figurando entre os mais afetados.
Além disso, o relatório indica que dois terços dos pobres estão em países em desenvolvimento, totalizando 749 milhões. Muitas dessas pessoas carecem de eletricidade e enfrentam dificuldades educacionais, com milhões de crianças fora da escola.
A relação entre conflitos e pobreza é preocupante: em países em guerra, a taxa de pobreza é de 34,8%, enquanto em países pacíficos é de 10,9%. Steiner, diretor do PNUD, ressaltou a necessidade urgente de medidas para apoiar essas populações e romper o ciclo da pobreza.