As abelhas são responsáveis pela produção de um alimento riquíssimo e saudável, o mel, mas também por uma substância muito preciosa, o própolis, muito usado para fortalecer a imunidade. O ingrediente natural é elaborado a partir da soma de substâncias resinosas obtidas nas flores, folhas e cascas de plantas, secreções salivares, cera e pólen, e traz inúmeros benefícios para a saúde das pessoas.
No organismo humano, o própolis atua como um “antibiótico natural”. Possui ainda propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e anti-inflamatórias. Por esses motivos, o própolis é bastante utilizado por adeptos da medicina alternativa para tratar diversas doenças, sendo inclusive muito recomendado na cicatrização da pele. Ele também é um produto rico em vitaminas e minerais.
O consumo do própolis geralmente acontece na forma de extrato e o ingrediente natural pode ser um bom aliado no combate às dores de garganta, sendo possível aplicar a substância diretamente na região através de spray ou fazer gargarejos com a mistura do extrato de própolis em água morna. O mal-estar respiratório também pode ser aliviado com a ajuda desse potente ingrediente produzido pelas abelhas. Basta colocar algumas gotas de extrato de própolis em água fervida e fazer inalações com o vapor. A forma aquosa ou alcoólica difere o própolis apenas na concentração do produto. O primeiro costuma ser mais usado em crianças, já que é menos forte e pode ser mais bem aceito pelo público infantil. O alcóolico, contudo, é mais concentrado e tem mais princípios ativos.
O extrato de própolis verde alcoólico é o mais indicado para shots matinais que ajudam na prevenção de doenças e no reforço da imunidade. Em ambas as formas, o própolis pode ser facilmente comprado em farmácias e lojas especializadas em produtos naturais. Apesar do seu uso em spray ser hoje a sua forma mais comum de uso, o extrato de própolis também pode ser consumido em pastilhas e xaropes. Fica a dica, vale a pena!