sexta-feira, 30/01/2026

PORTO MURTINHO: Prefeitura e Padaria Cuê são tombadas como patrimônio histórico material

Em decretos publicados na edição desta quarta-feira (7) do Diário Oficial do estado, o Governo de Mato Grosso do Sul oficializou o tombamento das edificações “Prefeitura Cuê” e “Padaria Cuê”, localizadas em Porto Murtinho, como bens do Patrimônio Histórico Material de Mato Grosso do Sul.

A Padaria Cuê é uma construção que exibe elementos da arquitetura industrial trazida da Europa e da América do Norte para o Brasil, com fachada em tijolo cerâmico queimado, característica da Revolução Industrial, retomada no século XX. Edificada sob o comando do comerciante uruguaio Jaime Aníbal Barrera, pelos construtores espanhóis Canellas e Abelardo, a edificação funcionava como padaria no térreo e abrigava um moinho de trigo.

Foi concluída em 1928, localizada na Rua Dr. Costa Marques, 1089, esquina com a Rua Antônio João. Em 1954, foi adquirida pela Cooperativa Florestal S/A e, em 1978, entregue ao estado de Mato Grosso como forma de pagamento de dívidas da cooperativa. Desde 2004, passou a ser domínio da prefeitura municipal de Porto Murtinho, abrigando o Museu Dom Jaime Aníbal Barrera.

A Prefeitura Cuê, construída na década de 1930, apresenta influências neoclássicas e traços do estilo colonial brasileiro. Localizada na Rua Pedro Celestino, de frente para o Rio Paraguai, o edifício funcionava como Centro Administrativo que comandava o movimento fiscal do Porto. Sua arquitetura simboliza a importância histórica do município no contexto estadual. O prédio foi restaurado em 2006 e atualmente abriga a sede da Prefeitura Municipal de Porto Murtinho.

Secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda enfatiza que o tombamento é um marco significativo para Porto Murtinho e para o estado. “Ao preservarmos essas edificações, estamos mantemos viva a memória histórica do ciclo da erva-mate e também reforçamos a identidade cultural da região. A integração com a Rota Bioceânica representa uma oportunidade única de unir nosso passado com o futuro econômico, criando um legado duradouro para as próximas gerações”.

A gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Melly Sena, destaca a relevância do tombamento.

“Tanto a Prefeitura quanto a Padaria Cuê representam um momento importante da nossa história relacionado ao ciclo da erva-mate, um período fundante do nosso Estado, que na época era Mato Grosso uno. Com esses dois prédios tombados, preservamos a memória fundante do nosso estado. Esses processos estavam parados há duas décadas, e conseguimos resolvê-los. Isso é particularmente importante agora, com a instalação da Rota Bioceânica, cujo percurso inicial passa por Porto Murtinho, evidenciando a importância da cidade, tanto pela questão histórica do ciclo da erva-mate, dos primeiros portos para o escoamento da erva, quanto pela futura ligação econômica, unindo história e economia.”

Para o diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes, o tombamento vai além da preservação histórica e cultural. “O tombamento da Prefeitura Cuê e da Padaria Cuê serve como um incentivo ao turismo cultural na região. Esses prédios são testemunhos vivos da nossa herança e têm o potencial de atrair visitantes que desejam conhecer mais sobre a história e a cultura de Mato Grosso do Sul. Valorizando nosso patrimônio, estamos também promovendo o desenvolvimento econômico e social da região”.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Em encontro com representantes do comércio, vereador Otávio Trad defende valorização do centro

O vereador Otávio Trad (PSD) participou nesta quinta-feira (29), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de um encontro com representantes do Comércio...

Lula critica golpe de R$ 40 bilhões e defensores de banqueiro

Nesta sexta-feira, 23, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva citou o escândalo do Banco Master, que envolveu um golpe de 40 bilhões de...

Fiscalização educativa do Detran-MS orienta instrutores e alunos na primeira habilitação

A Gerência Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário (GPAV) do Detran-MS inicia, entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro, uma fiscalização...

Carnaval 2026 deve reunir mais de 130 mil foliões por dia na Esplanada Ferroviária

Campo Grande se prepara para viver um dos maiores carnavais de sua história em 2026. Realizada pela Prefeitura de Campo Grande, com apoio do...