sexta-feira, 26/12/2025

Ponte sobre o Rio Dourados transforma a vida dos moradores de Porto Vilma e homenageia ícone da região

Com investimento de R$ 9,4 milhões, o Governo de Mato Grosso do Sul entregou nesta segunda-feira (6) a nova ponte de concreto sobre o Rio Dourados, no distrito de Porto Vilma, divisa entre Dourados e Deodápolis. Com 92 metros de comprimento por 10 metros de largura, a obra substitui a antiga ponte de madeira, que não suportava mais o tráfego intenso e veículos pesados, trazendo benefícios diretos para a logística agrícola e a segurança dos moradores.

“Essa ponte é mais do que concreto e aço. Ela representa a conexão entre passado e futuro, entre histórias como a do senhor Amaro, que dedicou sua vida a esta região, e os sonhos de quem depende dessa infraestrutura para trabalhar, produzir e viver melhor. Essa entrega reforça o compromisso do Governo em levar desenvolvimento para todo Estado”, destacou Barbosinha.

A nova estrutura atende a produtores locais que, antes, enfrentavam desafios para transportar fertilizantes, calcário e safras de soja e milho. A obra também reduz o tráfego pesado na área urbana de Deodápolis, melhorando a qualidade de vida dos moradores e promovendo desenvolvimento econômico.

O prefeito de Deodápolis, Jean da Saúde, enfatizou a relevância da parceria entre governo estadual e municípios. “Essa ponte é resultado de um trabalho conjunto que prioriza as reais necessidades da população. Agradeço ao governo de MS por atender a uma demanda tão essencial para nossa comunidade e região”, agradeceu o prefeito.

A entrega da ponte faz parte de um pacote de R$ 169,7 milhões em investimentos destinados ao município de Deodápolis nesta gestão, abrangendo infraestrutura, saúde e educação.

“Estamos transformando Mato Grosso do Sul com obras que chegam diretamente à vida das pessoas. Essa ponte é uma ponte para o futuro, conectando sonhos e oportunidades”, enfatizou Barbosinha.

Homenagem a um ícone local

Batizada de “Ponte Amaro de Souza Filgueira”, a estrutura homenageia o pescador que dedicou sua vida às margens do Rio Dourados. Amaro, que se mudou para Porto Vilma em 1972, é lembrado como um exemplo de honestidade, trabalho e alegria.

“Meu pai sempre viveu neste rio. Ele representava a força e a simplicidade da nossa comunidade. Essa homenagem é motivo de orgulho para nossa família e para todos que o conheceram”, emocionou-se Maria Lúcia, filha de Amaro, ao falar sobre a nova ponte.

A viúva, Maria Neves de Souza, também expressou sua gratidão. “Amaro era uma pessoa querida por todos, e ver seu nome nessa obra tão importante para a nossa região é uma alegria imensa. Nossa família está muito agradecida”.

A nova ponte de Porto Vilma eleva toda a região a importante passo para o desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida de seus moradores, honrando as memórias de quem ajudou a construir a história local e olhando para um futuro próspero e conectado.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Governo retoma licitação de ponte sobre o Rio Paraguai após aval do TCE

O Governo de Mato Grosso do Sul anunciou a retomada da licitação para a recuperação da ponte sobre o Rio Paraguai, em Corumbá, após...

PRF recupera veículo roubado em Ribas do Rio Pardo

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um Nissan/Versa em Ribas do Rio Pardo (MS) nesta terça-feira (23). Durante fiscalização na BR-262, o condutor desobedeceu...

PF prende homem com 80 cápsulas de cocaína no Galeão

A Polícia Federal prendeu em flagrante um homem que transportava cerca de 80 cápsulas de cocaína ingeridas, durante fiscalização de rotina no Aeroporto Internacional...

Deputado Vander Loubet aciona PF após ameaça de empresário a petistas

O deputado federal Vander Loubet, presidente do PT em Mato Grosso do Sul, registrou nesta quarta-feira (24) uma notícia-crime na Polícia Federal em Campo...