PF investiga se avião modelo CESNA-182 interceptado com cocaína é clonagem de aeronave usada para garimpo ilegal em terras Yanomami. Aeronave original teria sido destruída durante operação da PF e Ibama na terra indígena, em maio de 2023. Piloto fez pouso forçado ontem (9) numa área rural de Santa Cruz do Rio Pardo/SP com quase meia tonelada de cocaína no avião após interceptação da FAB.
Segundo a corporação, o avião estava com a matrícula possivelmente clonada, sendo que a PF destruiu a aeronave original na terra indígena Yanomami, em maio de 2023.
GARIMPO ILEGAL
Segundo a PF, o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami utiliza-se das aeronaves como principal forma de transporte de suprimentos, produtos e pessoas, por isso, são destruídas em operações contra extração irregular.
AVIÃO INTERCEPTADO
O avião interceptado está com o Certificado Aeronavegabilidade (CA) suspenso. O documento é emitido pela ANAC comprovante que a aeronave cumpre os regulamentos da aviação brasileira. O piloto da aeronave, de 30 anos, é habilitado para o tipo de condução desde 2021.