O vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy, presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, alerta para o aumento da violência contra crianças e adolescentes na cidade. Em defesa da infância, ele destacou a importância de uma “luta coletiva e urgente” para combater os casos de violência, principalmente no mês de maio, quando se comemora o “Maio Laranja”, criado para conscientizar sobre o abuso e exploração sexual de menores.
De acordo com dados da Sejusp, em 2025, o número de homicídios dolosos envolvendo crianças em Campo Grande já aumentou 300% em relação ao ano passado. Até agora, três mortes de crianças foram registradas, enquanto no ano de 2024 houve apenas uma. Além disso, o índice de violência doméstica contra menores é alarmante: mais de 16% dos casos envolvem crianças, e quase 20%, adolescentes. O cenário se agrava quando se trata de crimes de abuso sexual.
Entre os 294 casos de estupro contra crianças em Mato Grosso do Sul, 87 ocorreram em Campo Grande, enquanto dos 228 casos envolvendo adolescentes, 54 foram na Capital. O vereador, autor da Lei Municipal nº 6.032/2018, que instituiu o “Maio Laranja” na cidade, reforça a necessidade de uma ação imediata da sociedade.
“Proteger a infância é garantir um futuro mais justo e seguro para todos”, afirmou Papy. Ele também pediu que a população denuncie qualquer caso de abuso ou exploração sexual, utilizando o Disque 100.