Deputados do partido Novo querem convocar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para dar explicações sobre a participação de uma ONG vinculada ao PCC em reuniões com dirigentes do Ministério da Justiça. A ONG em questão, “Pacto Social & Carcerário de S.P”, é acusada pela Polícia Civil de São Paulo e pelo Ministério Público do Estado de ter ligações com a facção criminosa.
Os deputados Adriana Ventura (Novo-SP) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) apresentaram um requerimento de convocação para que Lewandowski explique as razões dessas reuniões. Eles argumentam que é “perplexidade” o fato de autoridades do Ministério da Justiça se reunirem com pessoas com inquérito policial em andamento, especialmente quando há indícios de relação com o crime organizado.
A ONG em questão foi alvo da operação “Fake Scream” da Polícia Civil de São Paulo e do GAECO do Ministério Público do Estado de São Paulo. A presidente da ONG, Luciene Neves, e seu marido, Geraldo Salles, foram alvo de mandados de prisão.