Conhecido como “vereador dos livros”, Ronilço Guerreiro celebra hoje o Dia Mundial do Livro colhendo os frutos de mais de duas décadas de trabalho em prol da leitura em Campo Grande. Com a entrega anual de mais de 200 mil livros, seus projetos estão presentes em todas as regiões da capital sul-mato-grossense, sendo reconhecidos como o maior projeto de incentivo à leitura do Brasil.
A iniciativa começou com a Gibiteca Mais Cultura, que hoje conta com um acervo de mais de 20 mil gibis, além de milhares de livros. O espaço passou recentemente por reformas que melhoraram o atendimento ao público, incluindo a instalação de energia solar para garantir o funcionamento do ar-condicionado e oferecer mais conforto aos usuários. Além da Gibiteca, os projetos se expandiram para várias regiões da cidade, com ações como a Freguesia do Livro, presente nas feiras livres; as Estantes de Livros, instaladas nos terminais de ônibus; o projeto Livros Carentes; a Cabine de Leitura, no centro; e ainda iniciativas como a Vanteca, a Bike da Leitura e o Livros Esquecidos.
“Sempre digo que tudo que vivo hoje já foi um sonho. Desde o meu primeiro gibi, que encontrei no lixão, eu tinha certeza de que poderia transformar vidas e que bom poder fazer isso por meio da leitura. Sou muito grato por ser reconhecido por um trabalho social que já fez tanta gente sonhar e conquistar, como o caso de um jovem que pegava livros no terminal e passou no vestibular de medicina da UFMS graças ao nosso projeto”, ressaltou o vereador.
Ronilço destaca que todo o acervo distribuído é fruto de doações e lembra que, desde o ano passado, Campo Grande celebra o Dia Municipal da Doação de Livros e do Incentivo à Leitura em 16 de agosto — data incluída no calendário oficial por meio de uma lei de sua autoria. “Estamos fazendo muito, mas podemos fazer ainda mais. Esse é um passo importante para termos uma cidade cada vez mais preparada. Se hoje já entregamos anualmente mais de 200 mil livros, podemos ampliar ainda mais essa estatística. Sempre digo que livro parado não conta história — chegou a hora de todos sonharem com a gente”, afirmou.
O reconhecimento do trabalho de Ronilço Guerreiro já ultrapassou os limites do município. Durante a Bienal do Livro, um dos organizadores afirmou que o vereador não tem apenas um projeto, mas sim o maior projeto de incentivo à leitura do Brasil. “Já participei de diversos programas de televisão falando sobre os nossos projetos, ministrei palestras, participei de eventos, e todos esses convites reforçam que estamos no caminho certo”, concluiu Guerreiro.