sábado, 17/05/2025

Mês da Mulher: ALEMS homenageia desbravadoras em “funções masculinas”

Na próxima quarta-feira (6), o plenário Deputado Júlio Maia da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) será palco de uma cerimônia solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento, marcado para iniciar às 9h, tem o tema “Elas Podem”, em referência à força, resiliência e garra de mulheres que exercem funções majoritariamente ocupadas por homens. A proposição do evento, instituído pela Resolução 03/2011, é da deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), em conjunto com as deputadas Lia Nogueira (PSDB) e Gleice Jane (PT).

As homenageadas receberão o Troféu Celina Jallad, uma honraria que traz à memória a saudosa Celina Jallad, primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da ALEMS. “Este ano, o objetivo da homenagem é destacar e valorizar as mulheres que ousaram desafiar normas sociais e quebrar barreiras em áreas predominantemente masculinas. Desde engenheiras e cientistas até políticas e profissionais de segurança, essas mulheres têm desempenhado papéis essenciais e inspiradores em suas respectivas áreas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária”, disse Mara Caseiro, que atualmente comanda a CCJR.

A sessão solene contará com discursos, apresentações culturais e momentos de reflexão sobre a importância da igualdade de gênero e do empoderamento feminino. Autoridades, líderes comunitários, representantes de organizações da sociedade civil e o público em geral são convidados a participar do evento significativo, presencialmente ou pelos canais oficiais de Comunicação da ALEMS.

Durante a cerimônia, será ressaltado o compromisso contínuo de promover a igualdade de oportunidades e o respeito pelos direitos das mulheres. A mensagem de que “Elas Podem” será reforçada como um lembrete poderoso de que não existem limites para o que as mulheres podem alcançar quando lhes são dadas oportunidades e apoio adequados.

“Nosso intuito, além de homenagear, é o de incentivar mulheres a avançarem e mostrarem todo o seu potencial à nossa sociedade. Que esta solenidade seja um momento de celebração, inspiração e renovação do compromisso com o respeito, a igualdade e a justiça social”, declarou Mara Caseiro.

Na sequência da solenidade, será realizada a abertura da Mostra de Artes Visuais “Um Olhar Feminino”, com exposição de artistas plásticas. Aberta ao público, no saguão da ALEMS, a mostra pode ser visitada até dia 22 de março.  

Serviço

As sessões são realizadas no Plenário Deputado Júlio Maia e podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão ao vivo:  TV ALEMS, no canal 7.2, canal 9 da Claro NET TV, e link TV ALEMS; Rádio ALEMS, FM 105.5, ou no link Rádio ALEMS, além das páginas oficias da Casa de Leis no YouTube (clique aqui) e Facebook (clique aqui).

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Gerson Claro visita Camapuã e reforça ações para o crescimento econômico de MS

O deputado estadual Gerson Claro, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, esteve em Camapuã na sexta-feira (9) para reforçar seu compromisso...

Melhor azeite extravirgem brasileiro até R$ 120

O Paladar testou 11 azeites extravirgens nacionais com preço de até R$ 120 e elegeu os melhores em uma degustação às cegas. Um júri...

Idoso é espancado e roubado dentro de casa em Três Lagoas

Um idoso de 82 anos foi brutalmente espancado durante um assalto na manhã do último sábado (10) em sua casa, no bairro Vila Nova,...

Feminicídio em Cassilândia: Thácia é morta após anos de violência

O feminicídio de Thácia Paula Ramos de Souza (39) chocou a cidade de Cassilândia. Desaparecida desde domingo (11), ela foi encontrada morta no Rio...