quinta-feira, 7/08/2025

Jornal demite fotógrafo que flagrou gesto obsceno de Moraes em estádio

O jornal O Estado de S.Paulo demitiu, nessa quarta-feira (6/8), o fotógrafo Alex Silva, de 63 anos, autor da foto (em destaque) na qual o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aparece mostrando o dedo do meio a torcedores durante a primeira partida entre Corinthians e Palmeiras, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, no dia 30 de julho, na NeoQuímica Arena, em São Paulo.

O flagrante do gesto obsceno ocorreu durante a primeira aparição de Moraes após o ministro receber sanções do governo dos Estados Unidos com base na Lei Magnitsky. No estádio, Moraes reagiu a xingamentos de um grupo de torcedores corintianos. A foto viralizou nas redes sociais e deu ensejo a uma série de críticas ao ministro do STF pelo comportamento em público.

Por meio de nota, o jornal afirmou que “o encerramento do vínculo profissional com o fotógrafo já estava planejado com antecedência e faz parte de uma redução de quadros da editoria de Fotografia, seguindo critérios exclusivamente administrativos”

Especialista em coberturas esportivas, Alex Silva trabalhava no jornal havia 23 anos. Ao Metrópoles ele disse que a direção do veículo “não apresentou uma justificativa concreta” para o seu desligamento. Ele contou ter reclamado internamente que o jornal havia dado pouco destaque para a foto de Moraes e que acredita que a demissão esteja relacionada à repercussão política da imagem. 

”Fico indignado, porque o jornal não apresentou uma justificativa concreta para a demissão, sobre o desempenho do meu trabalho. Simplesmente disseram que o RH pediu para me demitir, porque a empresa está passando por mudanças”, disse Alex Silva.

”Acho que o jornal escondeu a foto. Eu reclamei isso com eles. Deram pouco espaço na home e não deram na capa”, completou.

Segundo o jornal, “não há lógica em associar tal decisão [demissão] à foto do ministro Alexandre de Moraes” feita pelo profissional. “A imagem em questão foi considerada de relevante valor jornalístico pelo Estadão. Não à toa, foi publicada como principal destaque na home do jornal ainda na noite da quarta-feira, dia do jogo”, diz a nota.

Alex Silva contou que fez o flagrante durante o aquecimento dos jogadores, antes do início da partida em Itaquera, após ter sido avisado por seu editor que o ministro do STF estava no estádio — Moraes é torcedor do Corinthians.

”Eu estava no meio do campo olhando para os camarotes. Daqui a pouco, ele [Moraes] aparece junto com algumas pessoas. Eu enquadrei ele [na câmera] e ouvi algumas vaias. Acho que alguém xingou naquela hora e daí ele mostrou o dedo do meio. Foram três fotogramas, nada mais. Quando vi a foto, saí correndo para transmitir para a redação”, lembra Silva.

Segundo ele, cerca de 70 fotógrafos estavam credenciados para cobrir o clássico paulista naquela noite. ”Pensei que mais gente tinha feito essa mesma foto. Mas, durante o jogo, o pessoal começou a me dizer que a minha foto já estava em todos os lugares”. 

fonte: topmidianews

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

O Vereador Dr. Jamal apresentou novas solicitações com foco em segurança, mobilidade e qualidade de vida para a população.

O Vereador Dr. Jamal apresentou à Câmara Municipal de Campo Grande um conjunto de indicações visando promover melhorias urbanas e atender às demandas da...

Tentativa de assalto a banco em Santaní levanta suspeita de ajuda interna

Na madrugada desta segunda-feira (4), uma tentativa de assalto à agência do Banco Familiar em San Estanislao (Santaní), Paraguai, foi frustrada graças a um...

Circuito da Saúde leva serviços da Sesau para perto da população nesta quarta-feira

 Acontece nessa quarta-feira (06), a primeira edição do “Circuito da Saúde: Sesau mais perto de você”, que irá ofertar diversos serviços em saúde para a população...

Presidente do Sinpol/MS realiza visita de rotina às unidades de Amambai

O presidente do Sinpol/MS, José Nascimento Sobrinho, esteve nesta quinta-feira (31) na cidade de Amambai, onde realizou visitas institucionais à Unidade Regional de Perícia...