Representantes do “Movimento Revitaliza a Malha Ferroviária Oeste” estiveram reunidos, na última quarta-feira (12) com o deputado Roberto Hashioka em busca de apoio e adesão às ações voltadas ao fortalecimento da causa.
“Nossa conversa foi muito proveitosa, pois ele é engenheiro na área de rodovias e entende de administração. O Governo Federal está fazendo um investimento de R$ 590 bilhões para a restruturação das ferrovias em todo o Brasil e aqui no Estado elas estão praticamente abandonadas, sendo destruída, pelo excesso de cargas. Por isso, a nossa demanda é a reativação”, explicou o engenheiro Moacir Lacerda.
Conforme Lacerda, a campanha reúne profissionais de diversas áreas. “Nosso objetivo é que o sistema modal de transporte no Estado seja efetivamente concluído. Além disso, a ferrovia não é somente para transporte de minérios, grãos e madeiras, também tem uma função turística e social, interligando pessoas que foram abandonas à margem da história. Sem contar que o ramal ferroviário Ponta Porã poderá adentrar pelo Paraguai e se ligar à Rota Bioceânica”, disse.
FUTURO
O deputado Hashioka informou que conhece a importância estratégica da Malha Ferroviária Oeste para o desenvolvimento do nosso Estado. “A revitalização não é apenas uma pauta de infraestrutura, mas de logística, competitividade e futuro. Por isso, recebo com muita responsabilidade o movimento e somo meu apoio a essa iniciativa que reúne profissionais, entidades e lideranças comprometidas com um novo ciclo de crescimento para Mato Grosso do Sul”, destacou o parlamentar.
A reunião também contou com a presença do engenheiro, especialista em regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ricardo Lane, o arquiteto, especialista em Cidades, Fayez José Rizk e o presidente do Instituto Cultural Pedro Zé Rufino e arquiteto Ricardo Maria Figueiró.
O Movimento conta com o apoio de mais de 70 entidades, entre elas a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE); Sindicato dos Engenheiros de Mato Grosso do Sul (SENGE MS); Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campo Grande (AEACG); Sindicato dos Arquitetos de Mato Grosso do Sul (SINDARQ – MS); Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Bauru e Mato Grosso do Sul; Comitê Revitaliza Ferrovia, Reativa Trem do Pantanal, do Cerrado, Ferrobus e Expresso Del Oriente; Sindicato dos Ferroviários da Noroeste do Brasil; Associação dos Geólogos Brasileiros – Seção Bauru; Prefeitura Municipal de Bauru, entre outros.
