Cientistas alemães desenvolveram um gel que regenera a cartilagem em minutos e sem a necessidade de cirurgia. Batizado de ChondroFiller, o gel à base de colágeno foi desenvolvido no Fraunhofer Institute e vem sendo testado desde 2013. O tratamento é minimamente invasivo, sendo realizado por meio de artroscopia ou procedimento similar. Quando inserido no local da cartilagem, o produto se transforma em hidrogel em um período de até cinco minutos, preenchendo os defeitos na cartilagem sem necessidade de cola de fibrina ou perfuração óssea.
Segundo o resultado dos estudos clínicos, os resultados tem sido muito positivos. O acompanhamento de 26 pacientes que usaram o produto no quadril, mostrou melhora do tecido cartilaginoso num período de até cinco anos, enquanto 17 pacientes tratados no joelho apresentaram evolução significativa na função articular após 12 meses. Houve reações adversas em casos isolados. Além disso, o tempo de eficácia do produto pode variar, sendo necessário um acompanhamento médico contínuo. Pelo menos até agora.
Independente disso, o ChondroFiller tem sido reconhecido como uma ferramenta consolidada na medicina regenerativa ortopédica da Alemanha. Segundo os desenvolvedores, ainda estão sendo feitas pesquisas para aprimorar o gel, tornando-o mais biodegradável, integrativo e duradouro. Ele já foi testado em mais de 20 mil pacientes em diferentes países, segundo a pesquisa publicada, mas novas investigações continuamsendo realizadas voltadas para melhorias em segurança e eficácia clínica do produto.
