segunda-feira, 27/10/2025

Economia Brasileira mostra sinais de desaceleração

A economia brasileira está mostrando sinais de desaceleração, com uma série de indicadores fracos nas últimas semanas. A perspectiva de recessão técnica, com dois trimestres consecutivos de contração do PIB, está no radar do mercado.

Os dados divulgados pelo IBGE mostraram que as vendas do varejo e o volume de serviços prestados caíram mais do que o esperado em novembro. Além disso, a produção industrial também recuou no mesmo mês.

Os analistas estão prevendo que a economia brasileira enfrentará desafios nos próximos meses, com a possibilidade de recessão técnica no segundo semestre. O aumento dos juros e a diminuição do estímulo fiscal são alguns dos fatores que contribuem para essa perspectiva.

“A tendência é de desaceleração, que provavelmente se apresentará gradualmente no último resultado do PIB de 2024 e deve ser interrompida ou ofuscada pelo impulso da safra recorde de grãos”, afirma Thiago Xavier, economista da consultoria Tendências.

A recessão técnica é uma possibilidade que está sendo considerada por alguns analistas, que prevêem uma contração do PIB nos próximos trimestres. No entanto, é importante notar que essa perspectiva ainda não é um consenso no mercado.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Dr. Ever, o médico sertanejo, lança a música “Conveniência”com participação de Mariana Fagundes

A novidade aborda a dor de perceber que um ciclo chegou ao fim, mas sem abrir mão da dignidade e do respeito ao outro. Entre versos de vulnerabilidade e razão, a letra emociona por sua entrega sincera.

Superintendente Tiago Botelho entrega 100 milhões em imóveis da União com a presença das ministras Simone Tebet e Esther Dweck

À frente da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) desde 2023, Tiago Botelho tem conduzido uma gestão marcada pela democratização e interiorização do uso...

Japão rompe tradição e elege sua primeirachefe de governo, Sanae Takaichi

A nacionalista Sanae Takaichi foi nomeada nesta terça-feira (21) como a nova primeira-ministra do Japão, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo mais...

Categoria ameaça paralisar atividades a partir de segunda-feira (27)

Motoristas do transporte coletivo de Campo Grande denunciam atraso no adiantamento salarial e cobram providências do Consórcio Guaicurus, que ainda não se pronunciou oficialmente. O...