sábado, 12/07/2025

DNA Day Forense acontece nesta sexta-feira com série de palestras na UFMS

Campo Grande será palco, na próxima sexta-feira (25), do “1º DNA DAY Forense”, evento inédito promovido pelo Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses de Mato Grosso do Sul (Sinpof/MS), com apoio do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF), da Coordenadoria-Geral de Perícias (CGP) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A iniciativa, que celebra o DNA Day — data internacionalmente reconhecida na área científica — marca o aniversário da publicação, em 1953, do artigo de James Watson e Francis Crick que descreveu a estrutura da molécula de DNA. Além de celebrar a ciência, o objetivo do evento é fomentar o debate sobre o uso da genética forense na investigação criminal, apresentando avanços e discutindo os desafios da área.
Com mais de 200 inscritos, entre estudantes, peritos criminais, médicos legistas e outros profissionais da segurança pública, o evento será realizado no Complexo Multiuso da UFMS e já está com as vagas esgotadas.

“O DNA é uma importante ferramenta para a elucidação de crimes, identificação de vítimas e localização de pessoas desaparecidas, tendo um papel essencial no sistema de segurança pública e na proteção dos direitos humanos”, destacou Rodrigo Wenceslau, um dos organizadores do evento, que é chefe do Núcleo Regional de Criminalística de Costa Rica e diretor do Sinpof/MS.

A programação inclui palestras que serão realizadas das 8h às 17h. Entre os temas que serão abordados no evento estão: DNA Forense do MS: o surgimento de um laboratório estratégico; Bancos de Perfis Genéticos; DNA e Desaparecidos: a ciência reconstruindo histórias; Genética Forense na Elucidação de Crimes Sexuais; O Caminho para ser Perito Criminal – Como ingressar na carreira; e Aplicação da Genética Forense no Mato Grosso do Sul.

“A realização deste evento é uma forma de valorizar o trabalho dos peritos criminais e médicos legistas. Além disso, queremos promover a integração entre a comunidade científica, as forças policiais e a sociedade, fortalecendo o reconhecimento da Polícia Científica e ampliando o conhecimento técnico sobre genética forense”, afirma o presidente do Sinpof/MS, Francisco Orlando.

Além de promover a troca de experiências, o I DNA DAY Forense reforça o papel de destaque da Polícia Científica de Mato Grosso do Sul na elucidação de crimes, que, por meio do IALF, atua com tecnologia de ponta na análise de vestígios biológicos.
A atuação articulada com a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, que conecta 23 laboratórios no Brasil, amplia as possibilidades de resolução de delitos e identificação dos responsáveis, bem como ajuda na localização de pessoas desaparecidas.

SERVIÇO
Dia sexta-feira 25 de abril
Local: UFMS – Setor 01 / Bloco 15 / Anfiteatro 2 – Multiuso
Horário: 8 às 17h
Programação:
1 – DNA Forense do MS: o surgimento de um laboratório estratégico
2 – Bancos de Perfis Genéticos
3 – DNA e Desaparecidos: a ciência reconstruindo histórias
4 – Genética Forense na Elucidação de Crimes Sexuais
5 – O Caminho para ser Perito Criminal – Como ingressar na carreira
6 – Aplicação da Genética Forense no Mato Grosso do Sul

Por: Ascom Sinpof-MS
Fotos: Polícia Científica/MS

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

MUNDO NOVO: Governo recebe líderes religiosos e confirma apoio ao evento “Clama Mundo Novo”

Na manhã desta quinta-feira (11), a Prefeita de Mundo Novo, Rosaria Lucca Andrade, recebeu em seu gabinete a visita de representantes de igrejas locais...

Município busca equilíbrio fiscal para retomar investimentos, diz Papy

Durante a sessão ordinária de terça-feira (8), os vereadores de Campo Grande aprovaram três projetos do Executivo que visam o ajuste das contas públicas...

Importação de leite dispara com dólar em queda

A valorização do real frente ao dólar impulsionou a entrada de leite estrangeiro no Brasil no primeiro semestre de 2025. De acordo com o...

Aquidauana dá passo histórico no turismo indígena sustentável e sediará projeto nacional

Na manhã desta terça-feira, 09 de julho, a Terra Indígena Limão Verde, em Aquidauana (MS), foi palco do lançamento oficial do projeto “Brasil, Turismo...