Uma turma de ex-engenheiros de gigantes como a BYD e a Huawei, se juntaram para criar um dispositivo prático que transforma qualquer bicicleta comum em uma bicicleta elétrica. O Kamingo, foi apresentado por uma startup chinesa e já atraiu a atenção por ser leve, prático e muito útil. Pesando apenas 900 gramas, a leveza do motor contribui na velocidade, sem perder a eficiência.
Com uma instalação simples, sem a necessidade de modificações estruturais complexas ou manutenções constantes o Kamingo entrega uma potência decente de 750 W e 40 Nm de torque. Instalado no eixo traseiro da bicicleta, o sistema funciona por meio de tração por fricção, fazendo a roda girar e tracionar a bicicleta. Apesar da simplicidade do mecanismo, ele é capaz de atingir até 32 km/h. A autonomia é de aproximadamente 90 km, mas pode variar conforme a velocidade do condutor, o terreno e o peso do ciclista.
A bateria é encaixada no suporte da bike, podendo ser facilmente retirada para recargas e a instalação completa não leva mais do que 3 minutos. Segundo a empresa, ela é totalmente intuitiva e dispensa ferramentas especiais. O motor possui diferentes modos de sistema de condução, podendo tanto servir de auxilio para terrenos desgastantes, como modo cruzeiro, oferecendo conforto por todo percurso.
O aparelho está sendo lançado em campanha no Kickstarter, com valor promocional a partir de US$ 349 dólares mais de 40% abaixo do preço de varejo previsto. A meta inicial da campanha era fixar o preço em US$ 589 dólares (o equivale a um pouco mais de R$ 3 mil reais na cotação atual) para arrecadar US$ 10 mil, mas como o projeto ultrapassou US$ 650 mil em poucos dias, indicando enorme interesse do público global, eles decidiram deixar mais acessível a outros entusiastas.
