sábado, 31/05/2025

Dia Livre de Impostos é realizado nesta quinta (29) com adesão de lojistas em todo o Estado, ação educativa em escola e participação da Energisa

Nesta quinta-feira, 29 de maio, será realizada a 7ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI) em Mato Grosso do Sul. A ação, promovida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-MS), conta com o apoio das CDLs municipais e integra uma mobilização nacional coordenada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). O objetivo é conscientizar a população sobre a elevada carga tributária brasileira e seus efeitos diretos no consumo, por meio da comercialização de produtos e serviços sem o repasse dos tributos ao consumidor final.

Neste ano, o DLI terá a participação de dezenas de lojas em Campo Grande e em diversas cidades do interior, além da atuação da Energisa, concessionária de energia elétrica que aderiu à campanha oferecendo atendimento presencial para negociação de dívidas.

“A Energisa vai participar da ação com atendimento ao público nos dois shoppings para oferecer negociações diferenciadas. O cliente poderá obter parcelamento em até 24 vezes, sem entrada, pelos nossos canais digitais. Outra opção é a entrada de 10% e parcelamento em até 24 vezes, conforme critérios a serem avaliados. Vamos entender caso a caso para chegar a uma proposta que caiba no bolso do cliente, de acordo com as possibilidades. Quem precisa negociar, venha conversar. Estamos com nossa equipe preparada para apresentar as melhores condições. O importante é aproveitar a oportunidade!”, diz o coordenador comercial da Energisa MS, Jonas Ortiz.

Além da Energisa, redes varejistas de alcance estadual também aderiram à campanha. A Gazin participa com 75 lojas em todo o Mato Grosso do Sul, reforçando a dimensão estadual da mobilização.

Confira as lojas participantes em Campo Grande:

Shopping Norte Sul Plaza

• O Boticário
• Jade Essence
• Mix Cosméticos
• Planeta Esporte
• Democrata
• Ponto Jeans
• Tim
• First Class
• Anita
• Passaletti
• Elephant Entretenimento
• Bob’s
• Staleiro

Pátio Central Shopping

• O Boticário
• First Class
• Badulaque
• Mega Jeans
• Cheirinho Bão
• Chilli Beans
• Burger King
• Ousada Moda Feminina
• Chiquinho Sorvetes

Centro de Campo Grande

• Jati Vasos
• Soldamaq (todas as unidades da capital)
• Alvorada (todas as unidades da capital)
• Gazin (todas as lojas do Estado)
• Montreal
• Passaletti (Centro e Hiper Center Tamandaré)
• Sertão (loja Ypê Center)

A programação do DLI também inclui ações educativas com foco em cidadania fiscal. Neste ano, a escola Desafio Educacional será palco de atividades voltadas à educação financeira e ao entendimento do sistema tributário, voltadas aos alunos do ensino básico.

Impostos consomem cinco meses de trabalho do brasileiro

De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em 2025 o brasileiro terá que trabalhar 149 dias, ou praticamente cinco meses, apenas para pagar tributos. É como se apenas a partir do dia 29 de maio o contribuinte passasse, de fato, a trabalhar para si.

Produtos e serviços de uso cotidiano revelam o peso silencioso da carga tributária. Um celular, por exemplo, tem 62,46% do valor comprometido com impostos. Videogames, 51,46%. Um par de tênis importado chega a 65,71% de tributos. Motos e bicicletas têm, respectivamente, 55% e 35% do preço destinado à arrecadação de impostos. Até itens básicos do lar, como ventiladores, liquidificadores e fritadeiras elétricas, superam 40% de carga tributária.

Lojistas apostam em aumento de fluxo e conscientização

Gerentes e empresários locais veem no DLI uma oportunidade de diálogo com o público e de fortalecimento do comércio. “Nossa expectativa é bem positiva. Participamos no ano passado e foi excelente. Agora, percebemos que os clientes estão mais conscientes e entendem melhor o propósito do DLI. Isso faz toda a diferença”, afirma Genifer Santana, gerente da First Class.

Nice Santos, da Ponto Jeans no Norte Sul Plaza, destaca o alcance da campanha: “Esse dia é uma vitrine que nos aproxima das pessoas e cria novas conexões. É uma chance de mostrar quem somos além das vitrines.”

A gerente da Mix Cosméticos, Fabiane Santos, reforça que o DLI também ajuda a aquecer as vendas em períodos de menor movimento. “Depois do Dia das Mães, o fluxo caiu. O DLI chega no momento certo para reverter esse cenário.”

Na Jade Essence, a empresária Luciana Santos destaca o valor simbólico da ação. “Queremos mostrar a diferença entre preço e valor. O DLI traz essa chance de conversar com o consumidor de forma mais transparente.”

Reflexão sobre um sistema mais justo

O DLI é mais que uma data promocional: é uma ação de caráter educativo que convida a sociedade a refletir sobre a necessidade de uma reforma tributária que torne o sistema mais equilibrado e com maior retorno em serviços públicos.

A FCDL-MS reforça que a campanha não é uma crítica à arrecadação em si, mas ao modelo atual, que penaliza o consumo, desestimula a atividade econômica e não entrega proporcionalmente em áreas essenciais como saúde, educação, segurança e infraestrutura.

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