quarta-feira, 12/11/2025

Defesa Civil de MS abre inscrições para curso de formação de agentes voluntários de proteção

Para aperfeiçoar as ações de proteção e defesa civil que têm por atribuição realizar atividades voltadas à prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação em casos de desastres, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso do Sul promove o Curso de Formação de Agentes Voluntários.

Com o objetivo de capacitar e qualificar pessoas que queiram atuar como agente voluntário de defesa civil em situações de desastres, emergência e calamidade pública, o curso terá carga horária de 20 horas e será ministrado por agentes da Defesa Civil durante o período noturno, no auditório do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

São 90 vagas disponíveis e qualquer cidadão com mais de 18 anos pode se inscrever pelo formulário on-line, disponível neste link. O prazo para inscrição segue até 13 de julho, com início do curso dia 15 de julho. O agente voluntário poderá atuar em qualquer localidade do Estado e até mesmo fora, caso seja requisitado para o trabalho, conforme necessidade, podendo receber ajuda de custo pelo trabalho desenvolvido.

“É importante a capacitação das pessoas que se voluntariam nos serviços de apoio à comunidade. A finalidade desta formação de agentes voluntários, a ser aplicada pela Defesa Civil, é qualificar estes cidadãos com competências que possibilitem a redução de riscos e a minimização dos desastres que possam ocorrer nas localidades onde forem atuar”, explica o coordenador-geral da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, coronel Hugo Djan Leite.

O coordenador destaca que além das competências curriculares, o ensino em defesa civil deve enfatizar a importância do trabalho de proteção comunitária para os municípios e permitir o desenvolvimento de instrumentos estratégicos e táticos contínuos.

“Já temos um corpo de voluntários à disposição que nos auxiliam, contudo, também vamos qualificar aqueles que têm interesse em fazer parte da nossa equipe”, ressalta Djan Leite.

Os temas abordados possuem relação direta com os atendimentos que a Defesa Civil realiza em situações de adversidade quando é acionada. O conteúdo passa por noções de primeiros de socorros e incêndios florestais, radioamadorismo, histórico, hierarquia e disciplina na Defesa Civil, fora o dia de campo com aula prática.

Serviço

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Alface crespa e batata-doce puxam queda de preços na Ceasa/MS

A alface crespa e a batata-doce lideraram a redução de preços na Ceasa/MS, conforme o boletim semanal divulgado pela Divisão de Mercado e Abastecimento...

Sonho da casa própria leva dezenas de famílias à EMHA no primeiro dia de inscrição

Logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (12), dezenas de pessoas foram até a loja de atendimento da Agência Municipal de Habitação e...

Sertanejo de MS no Top 10 do Instagram, Max Henrique bate marca inédita com ‘Atordoado’

Max Henrique está pronto para conquistar novos palcos e ouvintes, reafirmando Campo Grande como celeiro de grandes talentos da música sertaneja.

Senado aprova regras trabalhistas para árbitros e auxiliares

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta quarta-feira (12) o Projeto de Lei 864/2019, que define regras para o vínculo trabalhista...