segunda-feira, 26/01/2026

“Cuidar de Quem Cuida’ ajuda centenas de famílias em MS e ainda tem 1,1 mil vagas abertas

Inédito no Brasil, o programa de transferência de renda “Cuidar de Quem Cuida”, atende 814 famílias em Mato Grosso do Sul e pode ajudar mais 1.186 beneficiários com vagas ainda abertas. Pela iniciativa do Governo do Estado, são depositados mensalmente R$ 900 para cuidadores em tempo integral de pessoa com deficiência em grau de dependência 2 ou 3.

Gerenciado pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), o programa foi criado em novembro de 2023 para reduzir desigualdades sociais. Além de estimular o acompanhamento saudável e o cuidado com a saúde mental dos responsáveis legais por pessoas com deficiência.

Entre as beneficiárias está Jeniffer Gonçalves, de 30 anos, moradora da cidade de Amambai. Ela é mãe do Davi, de 5 anos, com paralisia permanente devido a problemas na hora do nascimento. A ajuda do programa vai para despesas que incluem consultas e remédios. “Já passei por muita luta até chegar aqui. Com vaquinha e doações. Graças a Deus tem esse benefício”, conta.

Classificação – Grau de dependência nível 2 se aplica a pessoas com dependência em até três atividades de autocuidado para a vida diária, tais como: alimentação, mobilidade, higiene, sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada.

O grau de dependência nível 3 abrange pessoas com deficiência que requeiram assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária e ou de comprometimento cognitivo.

Contato – Além de uma busca ativa feita pela Sead, o benefício pode ser solicitado por cadastro na internet. Neste link https://www.sead.ms.gov.br/programa-cuidar-de-quem-cuida/ é possível realizar uma pré-inscrição. Com os dados em mãos, as equipes fazem visitas antes da possível concessão do benefício. O telefone (67) 3314-4842 também está à disposição para esclarecimentos.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Larápio de estacionamento é preso na Chácara Cachoeira

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Campo Grande, prendeu em flagrante na manhã desta...

Zé Teixeira acompanha obras do novo descedor de barcos no Rio Dourado

O último domingo (25) marcou um passo decisivo para o turismo de pesca e a preservação ambiental na região de Dourados e Caarapó. O...

Haddad propõe que Banco Central passe a fiscalizar fundos de investimento

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou ao governo uma proposta para transferir ao Banco Central a fiscalização dos fundos de investimento, atualmente sob...

Brasil já supera exportações de milho de janeiro de 2025

O terceiro reporte de exportações divulgado em 2026 pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostra que o Brasil já embarcou 3.744.602,3 toneladas de milho...