segunda-feira, 12/01/2026

Com mais de duas décadas de carreira, Nelson Fermino Júnior é nomeado coordenador-geral de Perícias de MS

O Governo de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (9) a nomeação do novo coordenador-geral de Perícias, Nelson Fermino Júnior, que passa a comandar a Coordenadoria-Geral de Perícias (Polícia Científica), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O ato foi oficializado por meio do Decreto “P” nº 5, assinado pelo governador em exercício, José Carlos Barbosa.

Perito criminal desde o ano 2000, Nelson Fermino Júnior é natural de Bauru, no interior de São Paulo, e possui mais de 25 anos de atuação na área pericial. É graduado em Farmácia e Bioquímica, com pós-graduação em Genética Forense e em Gestão da Segurança Pública.

Ao longo da carreira, acumulou experiência técnica e administrativa em diferentes frentes da Polícia Científica. Atuou no Núcleo Regional de Criminalística de Naviraí, no Núcleo de Perícias Externas do Instituto de Criminalística e no Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF), onde exerceu a função de coordenador de divisão.

Na área de gestão, exerceu anteriormente a função de coordenador-geral de Perícias. Após esse período, atuou na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), contribuindo com atividades de gestão e apoio institucional. Em seguida, foi diretor do Departamento de Apoio às Unidades Regionais (DAUR) por seis anos e, mais recentemente, exercia a função de coordenador-geral de Perícias Adjunto por dois anos e dez meses.

Com a mudança, Nelson Fermino Júnior deixa a função de adjunto para reassumir a coordenação-geral da instituição. A reorganização da equipe de gestão também incluiu a designação de Carlos Idelmar de Campos Barbosa, perito médico-legista, classe especial, para exercer a função de coordenador-geral adjunto da Coordenadoria-Geral de Perícias, símbolo DAPC-2. Até então, o servidor atuava como coordenador de divisão no Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol).

Ao assumir o novo cargo, Nelson Fermino Júnior destacou o compromisso com a continuidade do trabalho técnico e com a valorização dos servidores. “Assumo essa missão com responsabilidade e respeito à história da Polícia Científica, valorizando os servidores e buscando avançar na modernização, sempre com base na técnica e na legalidade”, afirmou.

As nomeações e designações têm efeitos a partir da data da publicação dos atos e seguem as disposições da Lei Complementar nº 114, de 19 de dezembro de 2005, com redação dada pela Lei Complementar nº 217, de 20 de julho de 2016.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Lei que pune participantes da Moratória da Soja volta a valer em MT

A lei estadual 12.709/2024, que restringe benefícios fiscais a empresas participantes da Moratória da Soja, voltou a valer em Mato Grosso desde 1º de...

Sesc MS Vôlei anuncia reforços para sequência da Superliga B

O Sesc MS Vôlei anunciou nesta semana a contratação do levantador Caio Yuzo, que defendia a Unigran Capital-MS, como reforço para a sequência da...

Prisão de Maduro marca alerta contra autoritarismo na América Latina

Hoje não é sobre direita ou esquerda, hoje é sobre democracia. A prisão de Nicolás Maduro não é vingança política, é um marco. É...

Presidente interina da Venezuela busca paz e colaboração

Em carta pública ao presidente Donald Trump, Delcy Rodríguez, presidente interina da Venezuela, defende um relacionamento “equilibrado e respeitoso” entre os dois países, baseado...