O ex-presidente Fernando Collor de Mello foi preso na madrugada desta sexta-feira (25), em Maceió/AL, após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ordem atende à condenação de Collor a 8 anos e 10 meses de prisão, em regime fechado, por corrupção e lavagem de dinheiro, no âmbito da Operação Lava Jato.
Collor foi detido no aeroporto quando se preparava para embarcar para Brasília. A defesa confirmou que ele está custodiado na sede da Polícia Federal em Maceió, aguardando definição sobre o local onde cumprirá a pena. A decisão de Moraes rejeitou um segundo recurso da defesa, considerado protelatório. Segundo o ministro, não havia base jurídica para embargos infringentes, já que não houve quatro votos pela absolvição no julgamento.
O processo aponta que Collor recebeu R$ 20 milhões em propina para facilitar contratos entre a BR Distribuidora e a UTC Engenharia. Outros dois envolvidos também começaram a cumprir pena. Collor é o terceiro ex-presidente preso desde a redemocratização. A prisão será referendada em sessão virtual do STF ainda nesta sexta-feira.
Leia a íntegra da decisão.
Leia a íntegra do despacho de convocação da sessão virtual de referendo.