segunda-feira, 23/09/2024

 Cejuscs têm resultados positivos na solução pré-processual de conflitos

W.A.G. e M.A.G eram de Campo Grande, se casaram e foram para Tóquio. Lá resolveram se divorciar. E buscaram a forma mais simples para resolver o conflito. Fizeram uma reclamação pré-processual e uma audiência de mediação no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), tudo de forma virtual. Assim, rapidamente foram expedidos mandado de averbação e nova certidão. A pensão para a filha e a guarda compartilhada também tiveram solução consensual.

Fazer um acordo na fase que antecede o processo judicial tem se mostrado mais eficiente e contabilizado bons resultados. Em 2024, de acordo com quadro comparativo atualizado em 31 de julho, no pré-processual foram realizadas 131 audiências de conciliação e 2.039 de mediação, com índices de acordo de 68,70% e 78,47%, respectivamente. Já no processual, ainda nos Cejuscs, ocorreram 8.790 audiências de conciliação, com 5,38% delas terminando em acordo, e 3.969 de mediação, com taxa de acordo de 56,61%.

Sobre o que foi judicializado, realizou-se 3.467 audiências de conciliação e 3.130 de mediação. Aqui, os índices de acordo apontam 11,25% e 56,39%, nessa ordem. Na média geral, totalizam 46,13% soluções consensuais. “Os dados permitem concluir que o pré-processual é realmente um caminho a ser seguido. Assim se evita todo o trabalho de ajuizamento das demandas, em que se solidificam conflitos, a partir do momento em que o advogado reflete sobre a demanda e a materializa na petição inicial. Fica muito mais difícil de conduzir uma tentativa de composição e de pacificação. Ao passo que no pré-processual as questões ainda não estão solidificadas. As pessoas estão em conflito, mas não há algo sedimentado. A possibilidade de diálogo é maior”, esclarece o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador Vilson Bertelli.

E quais seriam esses problemas passíveis de soluções pré-processuais? Bem, eles passam por questões como família que envolvem divórcio, pensão alimentícia, guarda de filhos e regulamentação de visitas, causas cíveis como cobrança, dívidas bancárias e conflitos de vizinhança.

Nos Cejuscs, os envolvidos têm a oportunidade de conversar e buscar soluções para encerrar o conflito, sem a necessidade de ingressar com uma demanda judicial, ainda mais se pensar que, nesse nível, encontra-se um excesso de demandas e é um magistrado que decide. Nos centros judiciários, o procedimento é mais rápido, sem custo e o conciliador ou mediador conduzirá a questão de forma que haja diálogo entre as partes e que elas construam a decisão.

Hoje, são quatro Cejuscs em Campo Grande e seis no interior, sendo estes nos municípios de Corumbá, Dourados, Naviraí, Três Lagoas, Ponta Porã e Chapadão do Sul. Porém, o atendimento pré-processual também pode ser oferecido nas comarcas que não possuem Cejusc instalado. Basta que o cidadão interessado acesse o site do Nupemec no Portal do TJMS e preencha o formulário com os dados solicitados, informando a opção de atendimento por videoconferência, como foi o caso dos sul-mato-grossenses do início desta matéria.

Serviço – Se preferir procurar o Cejusc pessoalmente, leve documentos pessoais, comprovante de endereço, contato das pessoas envolvidas e documentações relacionadas aos pedidos efetuados. As audiências ocorrem de segunda a sexta-feira, das 13 horas às 17h30. Mais informações pelos telefones (67) 3317-3983/3317-3973 /98472-8046 (com WhatsApp) /98468-7357 (com WhatsApp).

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

De escolas a hospitais, ações sociais da Polícia Penal em Aquidauana beneficiam a população

Com foco na retribuição social, iniciativas desenvolvidas por policiais penais do EPA (Estabelecimento Penal de Aquidauana) estão transformando vidas e espaços comunitários através de...

Junior Mochi solicita instalação de torre de telefonia celular no Distrito de Palmeiras

Na sessão plenária de quarta-feira (17), o deputado estadual Junior Mochi (MDB) apresentou uma indicação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS)...

Saúde define critérios e fluxo de repasses do incentivo estadual aos agentes de saúde

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) estabeleceu, por meio da Resolução n° 268, os critérios e o fluxo para o repasse do incentivo...

Semana pra Dança 2024 abre inscrições abertas para mais de 10 oficinas de diferentes estilos de dança

Da dança contemporânea ao samba de gafieira, do ballet clássico ao passinho, a programação da "Semana Pra Dança 2024" é um convite para todos...