Proposta institui nova autarquia com sede em Brasília e foco na ciência do esporte
A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 6133/25 que cria a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte), com sede em Brasília, e o texto segue para análise do Senado Federal. De autoria do Poder Executivo, a proposta prevê a atuação da instituição na área da ciência do esporte e permite a abertura de campi em outros estados. O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), que retirou termos como misoginia, racismo e gênero das finalidades da universidade.
A UFEsporte terá como objetivos formar profissionais para gestão esportiva, incentivar pesquisa científica e tecnológica, promover equidade no esporte, fomentar modalidades femininas e ampliar o paradesporto. A instituição poderá adotar formas alternativas de ingresso, respeitando políticas de inclusão e cotas. O patrimônio inicial poderá incluir bens da União e receitas de convênios, prestação de serviços e parte da arrecadação das apostas esportivas.
O Ministério do Esporte nomeará reitor e vice-reitor temporários até a aprovação do estatuto. Após previsão orçamentária, a universidade poderá realizar concurso público para docentes e técnicos. Parlamentares da base governista defenderam a iniciativa como estratégica, enquanto deputados da oposição criticaram a ausência de previsão orçamentária imediata.
