quinta-feira, 18/09/2025

Brasil e Bolívia firmam parceria para comércio de fertilizantes no Brasil

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, assinou nesta semana dois atos com a Bolívia com foco em aumentar a oferta de fertilizantes no Brasil, visando ampliar a produtividade do agro brasileiro e aumentar a competitividade do setor. Assinatura ocorreu durante encontro bilateral entre o presidente Lula em Santa Cruz de La Sierra.

O primeiro documento é um acordo de cooperação de comercialização de fertilizantes e cloreto de sódio, assinado com o ministro dos Hidrocarbonetos e da Energia da Bolívia, Franklin Molina Ortiz. O segundo é um memorando de entendimento de exportação de fertilizantes ao Brasil, assinado com o ministro do Desenvolvimento Rural e Terras, Santos Condori.

“O aumento da oferta de fertilizantes no país é fundamental para o desenvolvimento da agropecuária brasileira. É trazer mais competitividade para o setor e, ainda, como consequência, fortalecer a segurança alimentar. O aumento da produção de fertilizantes será fundamental para aumentar a produtividade de alimentos no país”, destacou Fávaro.

O Ministro reforçou que a determinação do presidente Lula é que o Mapa busque oportunidades para os empresários e para a população brasileira. “Encontramos um ambiente muito propício graças a boa relação internacional do presidente. Já abrimos 155 novos mercados para comercializar os produtos nacionais”, explicou.

Lula destacou a cooperação entre Brasil e Bolívia na política industrial para exploração e manufatura do lítio e ressaltou a importância do desenvolvimento conjunto dos dois países, com fortalecimento da cooperação comercial, em especial na produção de fertilizantes.

“O que fizemos aqui tem como perspectiva melhorar a qualidade de vida do povo da Bolívia e melhorar a qualidade de vida do povo do Brasil. É por isso que nós estamos assinando esses documentos. É porque é preciso dar uma chance, no século XXI, para que Brasil, Bolívia e outros países da América do Sul, deixem de ser tratados como países em vias de desenvolvimento, ou país de terceiro mundo”, destacou Lula.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

CORUMBÁ: Bira destaca parcerias em busca do desenvolvimento para o município

O trabalho em parceria entre os poderes Legislativo e Executivo pelo desenvolvimento de Corumbá, foi destacado na noite de ontem, sexta-feira, 12, pelo presidente...

Aves silvestres são apreendidas em cativeiro ilegal

Seis aves silvestres foram apreendidas nesta segunda-feira (15 ) em uma residência da QR 110, conjunto 16, em Samambaia, durante operação do Grupo Tático...

Falta de água constante revolta moradores na Vila Nasser

Moradores da Vila Nasser, em Campo Grande, enfrentam problemas no abastecimento de água há quatro dias seguidos. Sem caixa d 'água em casa, muitos...

Ex-diretor da PF é preso por suspeita de corrupção em órgãos ambientais

O ex-diretor da PF, Rodrigo de Melo Teixeira, foi preso nesta quarta-feira (17) durante um desdobramento de operação que investiga um esquema de corrupção...