quarta-feira, 23/07/2025

Brasil e Bolívia firmam parceria para comércio de fertilizantes no Brasil

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, assinou nesta semana dois atos com a Bolívia com foco em aumentar a oferta de fertilizantes no Brasil, visando ampliar a produtividade do agro brasileiro e aumentar a competitividade do setor. Assinatura ocorreu durante encontro bilateral entre o presidente Lula em Santa Cruz de La Sierra.

O primeiro documento é um acordo de cooperação de comercialização de fertilizantes e cloreto de sódio, assinado com o ministro dos Hidrocarbonetos e da Energia da Bolívia, Franklin Molina Ortiz. O segundo é um memorando de entendimento de exportação de fertilizantes ao Brasil, assinado com o ministro do Desenvolvimento Rural e Terras, Santos Condori.

“O aumento da oferta de fertilizantes no país é fundamental para o desenvolvimento da agropecuária brasileira. É trazer mais competitividade para o setor e, ainda, como consequência, fortalecer a segurança alimentar. O aumento da produção de fertilizantes será fundamental para aumentar a produtividade de alimentos no país”, destacou Fávaro.

O Ministro reforçou que a determinação do presidente Lula é que o Mapa busque oportunidades para os empresários e para a população brasileira. “Encontramos um ambiente muito propício graças a boa relação internacional do presidente. Já abrimos 155 novos mercados para comercializar os produtos nacionais”, explicou.

Lula destacou a cooperação entre Brasil e Bolívia na política industrial para exploração e manufatura do lítio e ressaltou a importância do desenvolvimento conjunto dos dois países, com fortalecimento da cooperação comercial, em especial na produção de fertilizantes.

“O que fizemos aqui tem como perspectiva melhorar a qualidade de vida do povo da Bolívia e melhorar a qualidade de vida do povo do Brasil. É por isso que nós estamos assinando esses documentos. É porque é preciso dar uma chance, no século XXI, para que Brasil, Bolívia e outros países da América do Sul, deixem de ser tratados como países em vias de desenvolvimento, ou país de terceiro mundo”, destacou Lula.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Aventura pantaneira para crianças em Campo Grande

Neste domingo (20), a Feira do Bosque da Paz, em Campo Grande, será palco de uma experiência única para crianças durante o evento gratuito...

VÍDEO: Piloto é suspenso após bater e capotar adversário

Durante a corrida do MARS Late Model Championship, no Centro-Oeste dos Estados Unidos, uma cena chocante marcou a disputa pela liderança. Bob Gardner, irritado...

Iluminação chega à MS-475 após pedido de Lia Nogueira

A MS-475, no trecho que atravessa o distrito de Guassulândia, em Glória de Dourados, está recebendo iluminação pública graças à solicitação da deputada estadual...

Governo lança licitação para construção do novo Centro de Estudos e Pesquisas da Polícia Científica

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), publicou o lançamento da licitação para a...